Páginas

sábado, 19 de abril de 2014

Mulheres iniciam tratamento contra a osteoporose em Nova Iguaçu


Por: Raphael BitencourtFoto:Everton Barsan

Mulheres iniciam tratamento contra a osteoporose em Nova Iguaçu
Palestra com o geriatra Silvio Macedo foi o primeiro passo para que as pacientes conhecessem a doença e tirassem dúvidas
 Depois do diagnóstico, o início do tratamento. Cerca de 130 mulheres que sofrem de osteoporose estiveram na manhã desta quarta-feira (16/04) na Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu (CDL) para uma palestra com Silvio Macedo, geriatra da Equipe de Atenção à Saúde do Idoso, da Policlínica Dom Walmor. Todas elas realizaram gratuitamente a ultrassonometria do calcâneo, exame que detecta a densidade dos ossos e que comprova a doença, durante a Campanha de Prevenção à Osteoporose que atendeu mais de duas mil mulheres com 55 anos ou mais e foi encerrada no dia 11/04.

O encontro serviu para que o médico pudesse explicar às pacientes o que é a doença e quais as formas de tratamento. Ele destacou que a recuperação do idoso é mais demorada que a do paciente jovem e que por isso é importante tratá-la o quanto antes.
Raphael BittencourtEverton Barsan
“A osteoporose é uma doença sem cura que provoca o enfraquecimento dos ossos devido à diminuição de sua massa, fazendo com que fiquem frágeis e sujeitos a fraturas. Elas podem ocorrer de forma espontânea, sem que sejam provocadas por uma queda ou impacto”, explicou doutor Silvio Macedo.

Segundo o geriatra, simples mudanças de hábito, como uma boa alimentação e a pratica de atividades físicas, podem melhorar a vida do paciente. Ele indica alimentos ricos em cálcio e vitamina D.

“É importante ingerir alimentos como leite, queijo, verduras com folhas escuras, peixes e ovos. Também é importante fazer exercícios físicos pelo menos três vezes por semana. Quarenta minutos de caminhada e 15 minutos de banho de sol, sempre antes das 9h e após as 16h, ajudam bastante a melhorar a ação da Vitamina D no organismo”, sugeriu o geriatra.

A partir de maio todas as mulheres diagnosticadas com a doença passarão por consulta médica na Policlínica Dom Walmor para que possam fazer o tratamento da osteoporose. Em agosto, será a vez dos homens poderem realizar a ultrassonometria do calcâneo na unidade.

Nenhum comentário: