Páginas

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Pezão anuncia em Nova Iguaçu inicio de obras na Via Light e projeto de 80 milhões de dólares


Por:ASCOMFotos de Alziro Xavier
Pezão anuncia em Nova Iguaçu inicio de obras na Via Light e projeto de 80 milhões de dólares
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, saiu na frente e conquistou mimo especial do novo governador, Luiz Fernando Pezão, que acaba de autorizar o início das obras de expansão da Via Light até a Avenida Brasil, na altura de Guadalupe.

O presente de R$ 464 milhões, previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2016, vai possibilitar a formação de um novo corredor viário com a integração ao BRT Tranbrasil, melhorando a mobilidade entre o Centro de Nova Iguaçu e a capital fluminense.

Para o prefeito Bornier, a deferência especial dedicada por Pezão sinaliza um futuro promissor para a cidade que mais obras de infraestrutura vem recebendo do governo estadual, desde a sua volta à prefeitura de Nova Iguaçu.

“Todos nós estamos ao seu lado, de braços dados, torcendo por você Pezão, nesses próximos nove meses. Fico feliz por ter escolhido o nosso município para iniciar o trabalho do seu governo”, disse o anfitrião do encontro.      

Pezão também escolheu o município de Nova Iguaçu para assinar, horas antes, com a diretora para o Brasil do Banco Mundial (Bird), Débora Wetzel, um empréstimo de 48 milhões de dólares. O recurso internacional vai permitir a implantação de uma plano estratégico de Governo para os próximos quatro anos.

O objetivo da iniciativa, segundo explicou o subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, é melhorar a gestão articulada de políticas públicas territoriais por meio de três componentes: desenvolvimento urbano e sustentabilidade; desenvolvimento social; e sustentabilidade fiscal.

“Vamos financiar dois programas: um sistema de informação geográfico feito por meio de cartografias para todas as cidades e um plano estratégico para a Região Metropolitana”, frisou o subsecretário, para quem o objetivo do plano é escolher determinados projetos que os municípios sozinhos não teriam condições de executar. Ele anunciou ainda para este mês, o lançamento dos editais que vão selecionar as iniciativas.

“Com isso vamos ajudar a Baixada Fluminense e cidades da Região Metropolitana do Rio a solucionar os seus problemas nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, habitação, assistência social, mobilidade, entre outros projetos”, disse Loureiro, que é arquiteto da Secretaria Estadual de Obras.

Pezão anunciou ainda a criação de um novo órgão de assessoramento para tocar projetos na Baixada Fluminense, que será coordenado por Vicente Loureiro. Segundo o governador, não adianta tentar resolver os problemas do Estado, se não atacar primeiro as necessidades de Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, e demais cidades da Região Metropolitana.

“Não vou criar uma nova secretaria, mas vou escolher um órgão para focar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, disse Pezão, que já marcou para os próximos dez dias um encontro com os 21 prefeitos da Região Metropolitana para alinhavar o projeto.

         Pezão classificou o Arco Metropolitano como a última fronteira do desenvolvimento da Baixada Fluminense. O corredor viário, ainda em fase de construção, vai ligar o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, ao porto de Itaguaí. O projeto, segundo Pezão, já está atraindo inúmeras empresas no entorno da rodovia, o que irá gerar em breve milhares de empregos, renda e riqueza para a região.

         O governador lembrou também que está negociando com o Governo Federal a alocação de recursos em torno de R$ 3 bilhões para a construção do Sistema Guandu II. O objetivo, segundo garantiu, é pagar a dívida que a Cedae tem com a questão da falta de abastecimento de água na Baixada Fluminense.

         “Quero colocar a minha força, a minha energia, os nossos técnicos, os nossos secretários para estarmos permanentemente com os prefeitos, vereadores, deputados, empresários e todos os demais segmentos da sociedade civil organizada discutindo essa oportunidade que nós temos de mudar a vida da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana”, discursou no auditório do campus Nova Iguaçu da Universidade Estácio de Sá.

O governador só deixou Nova Iguaçu no início da noite de sábado, depois de inaugurar e lançar obras do Programa Bairro Novo em São Francisco, Prados Verdes, Santa Clara do Guandu e Jardim Guandu II, localizados entre os kms 32 e 34 do corredor viário da antiga Rio-São Paulo.



Nenhum comentário: