Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Nova Iguaçu empossa conselhos das APAS’s Jaceruba, Rio Douro e Tinguá e do Parque Natural Municipal

Por:ASCOMFotos: Alexandro Adds
Nova Iguaçu empossa conselhos das APAS’s Jaceruba, Rio Douro e Tinguá e do Parque Natural Municipal
 A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou nesta terça-feira (15), a posse do Conselho Gestor Integrado das APAS’s Jaceruba, Rio Douro e Tinguá, e do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal. A solenidade foi realizada no auditório do Patronato, no Centro.

A mesa de abertura contou com a presença do secretário de Governo, Thiago Portela; secretário e subsecretária de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone e Gertrudes Nogueira; subsecretária dos Conselhos Municipais, Cristina Penna; secretário executivo do Conselho de Meio Ambiente, Ediel Caldas dos Santos, e do presidente da comissão de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, o vereador Gerciano Luz.

De acordo com Cristina Penna, é de grande importância que os conselheiros atuem de forma ativa. “Não foi à toa que prefeito criou uma subsecretaria de Conselhos, vinculada à secretaria de Governo. Quando assumimos essa gestão, os órgãos estavam sem organização e a maioria não funcionava. Hoje temos estrutura para que as reuniões dos grupos aconteçam. Nós queremos um governo participativo e é preciso que todos nos ajudem a desenvolver a cidade”, afirma.

Giovanni Guidone avaliou que com a posse dos conselhos, os projetos na área de meio ambiente terão mais força na cidade. “Com a atuação dos conselhos, certamente nossos projetos irão avançar. Seremos ativos e presentes para que as propostas sejam discutidas e executadas com agilidade”, disse ele.

O secretário de Governo empossou os conselheiros e lembrou sobre a importância da pasta para Nova Iguaçu. “O nosso Parque Municipal e as Áreas de Proteção Ambiental são um verdadeiro tesouro que temos em Nova Iguaçu. Precisamos desenvolver com a máxima urgência políticas públicas que nos ajudem a preservas essas áreas, para deixá-las como herança para as gerações futuras. O prefeito sempre me mostrou preocupado com essa questão e por isso, criou vários projetos para desenvolver essas regiões e assim, mostrar para todo Brasil essa importância”, conclui Portela.                                                               

Os conselhos são compostos por representantes governamentais das prefeituras e Nova Iguaçu e Mesquita, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Serviços Geológicos do Estado do Rio de Janeiro, Reserva Biológica de Tinguá, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Empresa de Assistência Técnica e Extenção Rural, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, Cedae, além de representantes não governamentais, do setor privado, ongs e comunidades científicas. 

Nenhum comentário: