Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Escola de Samba Acadêmicos de Nova Brasília vai levar uma homenagem ao Padre das ruas para a avenida.

Padre Renato Chiera

Escola de Samba Acadêmicos de Nova Brasília vai levar uma homenagem ao Padre das ruas para a avenida.

No Carnaval de 2015, Renato Chiera, o padre das ruas, vai ser homenageado em Nova Iguaçu. A Escola de Samba Acadêmicos de Nova Brasília escolheu a trajetória do padre Chiera como tema para 2015 e está trabalhando a todo vapor para levar essa história marcada por realizações em prol da vida para a Via Light em Nova Iguaçu, no dia 16.02.2015 às 19 horas, com concentração em frente ao Colégio Monteiro Lobato.

“Nós vamos passar por todas as fases da vida do missionário italiano que saiu da Itália para transformar milhares de vidas em Nova Iguaçu, e isso será feito de maneira  lúdica através dos carros alegóricos”, disse o carnavalesco Kim. O tema “Da Itália ao Brasil, um sonho de solidariedade na Baixada Fluminense” traz pontos cruciais da vida do padre Renato. Os carros alegóricos vão mostrar a sua história e o trabalho desenvolvido na Casa do Menor São Miguel Arcanjo, com alegorias sobre  casas lares (abrigos), profissionalização, atividades culturais e algumas outras surpresas.

Os trabalhos estão a todo vapor, o samba enredo já foi escolhido (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=C4bczGH-ndo ) e as equipes trabalham na confecção das fantasias, carros e tudo mais. O projeto da Escola de Samba Acadêmicos  de Nova Brasília conta com apoio da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, principalmente na pesquisa a respeito da história e da trajetória do padre Renato Chiera.

A Casa do Menor São Miguel Arcanjo convoca as pessoas para participarem, deste momento histórico para a Instituição, desfilando junto com a Escola Acadêmicos de Nova Brasília. Os ensaios acontecem todos os Domingos no CIDAH – Centro Cultural às 17 horas. Endereço; Rua Valentina, 21 – Miguel Couto – Nova Iguaçu.
Saiba mais sobre a Casa do Menor São Miguel Arcanjo através do site www.casadomenor.org.br ou pelo facebookwww.facebook.com/casadomenorbrasil

DIA DO DESFILE
O desfile acontecerá no dia 16 de fevereiro com concentração às 19 horas em frente ao Colégio Monteiro Lobato em Nova Iguaçu. Local do desfile: Via Light em Nova Iguaçu.

SOBRE O PADRE RENATO CHIERA
Renato Chiera (1942- ), sacerdote italiano que adotou a Baixada Fluminense como sua terra, há mais de trinta anos dedica-se à causa dos meninos de rua. Atua numa comunidade da periferia de Nova Iguaçu (RJ). Fundou, com apoio de uma vasta rede de solidariedade, a Casa do Menor São Miguel Arcanjo, que tem como objetivo assegurar a crianças e adolescentes de rua o efetivo exercício do direito à vida, à dignidade e à plena cidadania. É autor de Filhos do Brasil (1996) e Presença (2008), publicados pela Editora Cidade Nova.

SOBRE A ESCOLA DE SAMBA
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Nova Brasília é uma escola de samba de Nova Iguaçu. Nossa Escola foi fundada em 22 de dezembrode2005.                                                                                                                                                                  

O Acadêmicos de Nova Brasília desfilou pela primeira vez, como bloco carnavalesco em 2006, com o enredo As belezas do Rio e seus 40º, tendo sido aprovada pela ABESNI (Associação dos Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu) para se tornar escola de samba. Em 2007 na sua estréia como escola, terminou na 3º colocação, com o enredo Tingua exuberante paraíso.
O endereço do G.R.E.S. Acadêmicos de Nova Brasilia é Rua Taquarinha, 112 – Nova Brasilia, Nova Iguaçu.

LETRA DO SAMBA ENREDO

Quando olhava pro céu via num avião
Da Itália ao Brasil a esperança aflorar
Padre Renato Chiera
Nova Brasília vem te homenagear
Uma história vou contar
Pra emocionar... A essa gente
Nasceu  na região de Piomonte
Solidário e admirado na baixada fluminense
Teve uma infância dura como camponês
Seguiu sem desistir, filósofo se fez
E todos  desafios, que teve que enfrentar
Pro sonho se realizar.
O garoto pirata foi inspiração
Faz a sua historia me emocionar
E com o pensamento de um mundo melhor
Nascia a casa do menor
E assim,... o que era sonho se tornou real
A sua história... Hoje abrilhanta nosso carnaval
Pro jovem humilde, ser solidário virou lema.
Seus atos são como poemas
Que faz bater mais forte o coração...
E a tricolor vem mostrar
Com fé foi feita a união
Dos jovens filhos da nação
Quando olhava pro céu via num avião
Da Itália ao Brasil a esperança aflorar
Padre Renato Chiera
Nova Brasília vem te homenagear
Laia... laia...

Tecnologia de ponta:   Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga a faixa à direita, até o topo, e, clique na Capa /miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado.   

Nenhum comentário: