Páginas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Respira que é de Graça abre carnaval em Miguel Couto

Por: Wandemberg
Respira que é de Graça abre carnaval em Miguel Couto 
Temos notado que nos últimos anos aumentou o interesse dos residentes, pelo carnaval de Miguel Couto. No bairro existe duas escolas de Samba, de certa forma, fundadas  recentemente:  Arrastão e Garras do Tigre e, ainda, o bloco que é a ‘coqueluche’  do momento em termos de momo – RESPIRA QUE É DE GRAÇA. O bloco nasceu por sugestão de amigos e admiradores de um ícone local - Nivaldo Olegário de Jesus, que sempre esteve envolvido com o entretenimento gratuito, tendo como objetivo principal oferecer uma mentalidade sadia para os jovens adolescentes de seu tempo. 

Nivaldo foi para muitos, o maior goleiro de história do futebol iguaçuano tendo, inclusive, passagem pelo futebol profissional do Rio de Janeiro e mais tarde atuado como treinador de goleiros em diversos clubes profissionais do Rio. Foi o criador da 1ª Rua de Lazer do Município, onde a garotada sob a orientação dele próprio, e, de amigos praticava educação física, brincava com bolas: Vôlei, futebol, handebol, ping-pong e outras atividades mais.

Como surgiu o nome RESPIRA QUE É DE GRAÇA
– No auge do treinamento físico, entre uma série de exercício e outra, Nivaldo tinha três frases que usava para concitar seus atletas ao 'relax', necessário:
1)    Cheira a flor! (tradução – inspirar pelo nariz);
2)    Apaga a vela! ( tradução – espirar pela boca),
3)    Respira que é de Graça – (Respirar e inspirara à vontade).

 
Essa última tirada caiu no gosto popular e por último virou nome de bloco: RESPIRA QUE É DE GRAÇA. Uma homenagem justa àquele que, desde os anos sessenta  vem se preocupando em oferecer algo à mais para a juventude.
 

Domingo último, o Respira que é de Graça, em  baixo da chuva mais forte do ano foi pra Praça do DPO para abrir com “Chave de Ouro” o Carnaval de Miguel Couto. Nem precisa dizer que a Casa 'encheu'. Eu disse Casa? Então, onde se lê casa, leia-se lona! 


Tecnologia de ponta:   Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga a faixa à direita, até o topo, e, clique na Capa /miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado.    

Nenhum comentário: