Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Por: Claudia Souza
MAIS MÉDICOS, LEITOS E RECURSOS SÃO PRIORIDADES PARA A SAÚDE DA BAIXADA FLUMINENSE
Mais médicos, leitos e recursos diferenciados são as prioridades definidas pelos secretários de Saúde da Baixada Fluminense com o objetivo de minimizar, no curto prazo, os principais problemas enfrentados pela região. A construção de um hospital geral também compõe a pauta debatida na reunião do Conselho Técnico do Cisbaf, ocorrida na manhã desta sexta-feira (27), na sede do consórcio, em Nova Iguaçu. Os projetos vão compor o “Plano de Investimentos e Custeio da Baixada Fluminense” a ser implementado no período de 2015 a 2018, que será apresentado ao governador Luiz Fernando Pezão e ao secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, no próximo encontro, previsto para o dia 09 de março. 

Um projeto regional, que será subdividido em ações para o curto, médio e longo prazos, está sendo elaborado e destaca demandas urgentes, como a ampliação da cobertura da Atenção Básica para 70% por meio do Programa Mais Médicos, mais leitos (em diversas especialidades) e, principalmente, liberação de recursos diferenciados de custeio aos municípios. A pauta também incluiu o cofinanciamento da urgência e emergência, das maternidades municipais existentes, e da atenção básica; a informatização das unidades de saúde; bem como a implantação de um centro regional de imagem.

O perfil de atendimento, a quantidade de leitos e a localização do novo hospital estadual geral também estão sendo discutidos entre os gestores. A meta é construir o novo hospital às margens da Rodovia Presidente Dutra, o que irá desafogar as três emergências da região. O novo hospital deverá possuir 400 leitos, sendo 100 de alta complexidade (CTI adulto e pediátrico), atender as principais especialidades e emergência com atenção ao trauma.

Durante a reunião, o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Junior, sugeriu que os municípios tenham mais autonomia para estruturarem o serviço de atenção básica. “A vinda de mais médicos custeados pelo governo vai ajudar muito se os municípios não tiverem a obrigatoriedade de contratar todo o restante da equipe. Precisamos discutir com o governador um modelo de ‘saúde da família’ diferenciado para a Baixada Fluminense, que não onere ainda mais os cofres municipais”, argumenta o secretário apoiado pelos demais gestores presentes.

Na próxima terça-feira (03), às 14 horas, técnicos das secretarias de Saúde se reunirão no Cisbaf, trazendo as informações finais deliberadas na reunião e aprovadas por cada gestor municipal para a conclusão do projeto regional que será apresentado ao governador.   

Participaram do encontro os secretários de Saúde de Belford Roxo, Marco Aurélio Pereira, de Duque de Caxias, Camilo Junqueira, de Magé, Sidney Cerqueira Couto, de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Junior, de Queimados, Fátima Cristina Sanches, de São João de Meriti, Walter Santos Willme, a subsecretária de Saúde de Duque de Caxias, Márcia Caputo, a gerente de Controle e Avaliação de Queimados, Janequele de Azevedo, a assessora técnica de Queimados, Michele Mendes, o coordenador de Urgência e Emergência de Itaguaí, Gilson Hanszman, a assessora técnica de Japeri, Marialva Cianeli, a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, o diretor de Planejamento e Assistência do Cisbaf, Antonio Dieb, e a gerente de Projetos do Cisbaf, Márcia Cristina Ribeiro. 

Nenhum comentário: