Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Felipe Bornier quer mais dinamismo e participação no programa Estágio-Visita

Por: Paulo Cezar Pereira foto Heleno Rezende
Felipe Bornier quer mais dinamismo e participação no programa Estágio-Visita

Para ampliar o conhecimento acerca do funcionamento do Congresso Nacional e de tudo que envolve as discussões de propostas de interesse nacional, o 2º Secretário da Câmara dos Deputados, Felipe Bornier (PSD/RJ), quer ampliar o acesso de estudantes universitários à essa máquina que move a Câmara e o Senado. O Secretário autorizou reformulações no programa Estágio-Visita que já atendeu quase 14 mil jovens em 10 anos. A proposta de Felipe é alcançar um número muito maior de estudantes de todo o Brasil.


Criar, revisar e modificar as leis brasileiras, além de fiscalizá-las, são obrigações de deputados federais e senadores. É esse tipo de informação essencial que o Secretário quer que seja disseminada da forma mais ampla possível para a população que elegeu seus representantes. “Estamos aprimorando o programa Estágio-Visita que tem como objetivo estimular a participação democrática dos jovens de todo país e dar oportunidade de conviver com o processo político para aprovação de uma lei. É nosso dever interagir com os estudantes que são o futuro da nossa nação e será a partir deles que poderemos seguir numa construção de uma política mais limpa e transparente”, ressalta.


Em 2014, participaram universitários de 22 estados de várias regiões. Segundo dados do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), a maioria dos participantes é do Nordeste (38,15%), que pela segunda vez superou o percentual de participantes da região Sudeste (28,72%). A participação das Regiões Centro-Oeste (9,41%) e Norte (4,96%) ainda é baixa.  “Felipe Bornier agrega um componente de rejuvenescimento ao programa, de oxigenação, conhece bem a cabeça do jovem brasileiro e está nos dando orientação a respeito desses programas que executamos aqui na Câmara dos Deputados. Estamos numa expectativa muito grande de fazermos um trabalho colaborativo com a 2ª Secretaria sob a liderança do deputado. A ideia dele é dinamizar a programação. Só de vermos a disposição dele em liderar isso já nos estimula bastante”, afirma Paulo Antônio Lima Costa, diretor do Cefor.


Entre os participantes de todas as edições do Programa Estágio-Visita em 2014, a maior parte (56,43%) era do sexo feminino e a grande maioria deles (58,427%) tem entre 20 e 25 anos. 


Tecnologia de ponta:   Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga a faixa à direita, até o topo, e, clique na Capa /miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado.    

Nenhum comentário: