Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Leão de Nova Iguaçu é a grande Campeã dos desfiles do Grupo C


Por: ASCOM Fotos de Alziro Xavier e Charles Souza
Leão de Nova Iguaçu é a grande Campeã dos desfiles do Grupo C
Depois do título da Beija-Flor de Nilópolis e da excelente terceira colocação da Grande Rio, de Duque de Caxias, na Marquês de Sapucaí, a Baixada Fluminense também brilhou no Carnaval deste ano com a Leão de Nova Iguaçu, que sagrou-se campeã do Grupo C.

A escola iguaçuana conquistou 299.8 pontos, dois décimos à frente da vice-campeã, a Unidos das Vargens, acabando com um jejum de quatro anos sem poder comemorar o título máximo do Carnaval. Em 2014 foi a oitava colocada no Grupo C, com o enredo “Quero ver quem não vai se embalar...Babi Cruz, a verdadeira majestade da passarela”, do carnavalesco Robson Goulart.

Os quesitos Mestre-Sala e Porta Bandeira; Comissão de Frente, Samba-Enredo e Fantasia receberam nota 10 de todos os jurados. A escola perdeu apenas dois décimos em Enredo e Conjunto, mas garantiu nota máxima (30 pontos) também em Harmonia, Evolução e Bateria.

Quinta agremiação a desfilar na segunda-feira de Carnaval, na passarela da Estrada Intendente Magalhães, ao lado de outras 11 escolas de samba do Grupo C, a Leão ganhou agora o direito de desfilar, em 2016, entre as escolas da Série B, dando um grande passo para, logo logo chegar à Marquês de Sapucaí.

O presidente da escola, Oberdan Rodrigues da Silva, o Bira, lembrou que a Leão foi à passarela do samba para falar da luta, da raça e da cultura negra.

“Foi um carnaval muito difícil, mas superamos todos os obstáculos. Com muita garra, conseguimos chegar ao grande objetivo da conquista do campeonato. O próximo passo é levar a escola de volta a Marquês de Sapucaí, de onde ela jamais deveria ter saído”, afirmou Bira.



PORTA-BANDEIRA CHORA COM 4 NOTAS 10
A escola de Nova Iguaçu, que passou pelo Grupo Especial, em 1992, com o enredo “O Leão na Selva de Ilusões”, numa homenagem a novelista Janete Clair, desfilou este ano com 832 componentes em clima de muita empolgação e samba no pé. Levou para a avenida o enredo “Da força de Zumbi dos Palmares à resistência de Nelson Mandela”, dos carnavalescos Silvio Cezar e Ivan Carneiro, que acaba de conquistar o seu quarto campeonato na passarela do samba.

         Um dos destaques da Leão, este ano, foi o Abre Alas com a figura de Mandela, considerado como o mais importante líder da África Negra e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993.

A escola vermelho, ouro e branco de Nova Iguaçu exaltou a raça do povo negro, versando um pouco do Brasil e da África, de Ganga Zumba, primeiro líder do Quilombo dos Palmares, até a raça de Mandela, com destaque para danças folclóricas, do frevo ao maracatu. E tudo, sob o ritmo quente dos 90 ritmistas da bateria de Mestre Bolinha, que exibiu como Rainha a exuberância feminina de Luciene Soares. Ela desfilou fantasiada de leoa, à frente dos leões ritmistas.

 “Foi um desfile tecnicamente correto. Nossas alegorias e fantasias estavam irretocáveis, com grande mérito também para harmonia e evolução dos componentes. Todos entraram com raça para mostrar a força do Leão”, disse, emocionado o presidente Bira.

A porta-bandeira Amanda Rodrigues, que bailou com o mestre-sala Willian, não conteve as lágrimas ao receber nota 10 de todos os jurados.

“É uma sensação enorme do dever cumprido. A gente fez o dever de casa, a gente não inovou. Eu e o Willian somos um casal que trabalha mais o lado tradicional da dança. É muito bom, é maravilhoso o fato de a gente ter agora a certeza de que agradou, de fato, todos os jurados. Estou emocionado”, disse.



BORNIER ANUNCIA APOIO PARA 2016
         O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, comemorou a vitória da Leão ainda no gabinete de trabalho. “Mais que nunca, a Baixada Fluminense se consolida como celeiro de grandes sambistas, mostrando a força e a raça de seu povo, que contribui cada vez mais para o brilhantismo dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro”, festejou, prometendo ajudar a Leão a se firmar entre as grandes escolas na Marquês de Sapucaí.

         “Vamos dar todo o apoio possível para que a Leão de Nova Iguaçu volte a brilhar na passarela. Este ano, já demos uma grande ajuda na mobilização dos componentes. Mas vamos nos envolver ainda mais, a partir de agora, inclusive com a reforma da quadra de ensaios. Vamos lutar para transformar a nossa maior escola de samba num dos mais belos cartões de visita da cidade”, anunciou Bornier, entusiasmado.

“Foi um dos melhores desfiles que a escola já realizou ao longo de sua existência. Essa vitória é a síntese de todo o esforço, carinho, amor e dedicação que os componentes dispensaram à escola. Pra gente, é o máximo, é a glória, a realização e a certeza do dever cumprido. Agradeço a todos que acreditaram no nosso trabalho, aos componentes, amigos, diretores, ao nosso padrinho Paulo Tenente e ao prefeito Nelson Bornier pelo grande apoio”, disse Bira.

         A Unidos das Vargens, segunda colocada do grupo, também desfila na Série B, em 2016. Já as quatro últimas colocadas - Unidos de Manguinhos, Difícil é o Nome, Villa Rica e Mocidade de Vicente de Carvalho -, desceram para a Série D do carnaval carioca.



         COMPONENTES INVADIRAM A QUADRA PARA FESTEJAR
Eufóricos com a vitória, os componentes Leão de Iguaçu invadiram a quadra da escola, no bairro Santa Eugênia, por volta das 13h, e vibraram com a chegada do troféu de campeã erguido pelas mãos do presidente Bira e de seu vice-presidente Alan.

          Muito cumprimentado, Bira destacou o empenho dos componentes que esqueceram  o 8º lugar de 2014 e trabalharam para que a Leão mostrasse suas garras e rugisse alto na Intendente Magalhães.

            Ao lado da filha Dandara, 9 anos, André Junior, que toca cavaquinho no grupo Expressão, não conseguiu conter a euforia. E ele é um dos compositores (lado dos parceiros são George Wagner, Diego Chocolate, Serginho de Castro e Manga) do samba que a Leão venceu o carnaval.

“Levamos em média 10 dias para aprontar o samba. Falar de Nelson Mandela é muito fácil, pois foi um líder nato que lutou pelo seu povo. Confesso que a ficha ainda não caiu! Este é o primeiro ano que disputo e já sou campeão. Quero chegar com a Leão ao Grupo Especial e mostrar ao mundo a força do samba de Nova Iguaçu”, concluiu André, que está na escola há 25 anos, influenciado pelo seu pai Joel do Cavaco, que venceu diversas disputas de samba na agremiação


Tecnologia de ponta:   Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga a faixa à direita, até o topo, e, clique na Capa /miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado.

Nenhum comentário: