Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Nova Iguaçu mobiliza população no combate a dengue


Por: Fernanda Rodrigues Fotos: Everton Barsan 
 Nova Iguaçu mobiliza população no combate a dengue
            Nova Iguaçu irá sediar neste sábado (07/02) o lançamento oficial da campanha estadual “10 minutos contra dengue”, evento coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde em parceira com a Prefeitura de Nova Iguaçu. Quem passar pela Praça do Skate, das 8h às 14h poderá conferir diversas atividades para adultos e crianças, como oficinas com montagem de rabiolas e pipas, recreação, pintura, teatro, esporte e lazer. Agentes da Secretaria Municipal de Saúde estarão no local dando orientações e dicas de prevenção contra a doença.

 Na ocasião, a prefeitura estará reforçando a ação com campanha municipal “Mosquito também voa, mas com ele não se brinca", que vem mobilizando a população iguaçuana, especialmente as crianças, na conscientização contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

 “O prefeito Nelson Bornier tem buscado cada vez mais ampliar este tipo de ação, que ajuda a manter em alerta os cuidados, mas é preciso um trabalho constante de parceira com a população. As crianças como disseminadores dessa conscientização, dentro de casa ou na escola, são fundamentais para que possamos continuar vencendo a batalha contra a dengue”, destaca o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

 Para chamar a atenção da garotada, desde o dia 02/02 uma tenda montada na Praça Rui Barbosa, no Centro, distribui pipas personalizadas com o tema da campanha. A expectativa é de que até o dia 12/02 – último dia de campanha – mais de 10 mil pipas sejam distribuídas. Além do brinquedo, crianças e adultos que passarem por lá, das 8h às 14h30, receberão folhetos com dicas de prevenção.

 Com as ações constantes de combate a dengue, Nova Iguaçu tem se destacado em todo estado pela redução significativa de casos da doença, conseguindo reduzir em 93% o número de casos confirmados. Em 2013 foram registrados 665 casos, já em 2014, houve 52 confirmações. Em 2015, até o momento, não houve nenhum caso confirmado.

            A dona de casa, Fernanda Dionísio da Mata, de 25 anos, mãe do pequeno Davi Dionísio, de três, aprovou a iniciativa de mobilizar as crianças. “Achei muito interessante a ideia de trabalhar com as crianças em um tema tão sério como esse, ensinando elas da forma que mais gostam, através da brincadeira. Lá em casa não deixo acumular água em nenhum cantinho e procuro tampar todos os recipientes. Cada um tem que fazer seu papel”, garante.

Nenhum comentário: