Páginas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

GOVERNADOR PEZÃO PROMETE AJUDAR A SAÚDE DA BAIXADA FLUMINENSE



Claudia Souza 
 GOVERNADOR PEZÃO PROMETE AJUDAR A SAÚDE DA BAIXADA FLUMINESE
O presidente do Cisbaf, prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier e os prefeitos de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, de Japeri, Ivaldo Barbosa (Timor), de Magé, Nestor Vidal Neto, de Mesquita, Rogelson Fontoura, de Nilópolis, Alessandro Calazans, de Queimados, Max Lemos, e de Seropédica, Alcir Martinazzo, além do vice-prefeito de Duque de Caxias, Laury Villar, receberam o Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Saúde do Estado, Felipe Peixoto, que prometeram ajudar a solucionar questões importantes da saúde da região, como a construção do Hospital Regional da Baixada, a conclusão do Hospital de Queimados, o apoio na ampliação da cobertura da atenção básica para 70%, o cofinanciamento das unidades de Urgência e Emergência, Samu e UPAs, e a informatização das redes assistenciais. Esses e outros assuntos foram debatidos na reunião ocorrida no início da tarde desta segunda-feira (09), na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu. O encontro contou ainda com a presença dos secretários de Estado de Governo, Paulo Melo, e de Atenção à Saúde, Mônica Almeida, e dos deputados federais Felipe Bornier e Filipe Pereira.
O governador ouviu a explanação sobre a situação de saúde da Baixada Fluminense e dentre os desafios, o projeto de ampliação para 70% da cobertura da atenção básica, apresentado pela secretária executiva do Cisbaf. O projeto foi desenvolvido em parceria com o consórcio e a Uerj, já foi levado ao Ministério de Saúde e, até o momento, aguarda a liberação de recursos.

Sensibilizar o governador sobre o tema, para que apóie a Baixada Fluminense junto ao governo federal sobre a necessidade de liberação de recursos diferenciados na atenção básica para os municípios foi a tônica das solicitações dos gestores municipais. De acordo com o projeto, serão necessários 667 médicos, sem falar na infraestrutura. Durante a discussão, alguns prefeitos garantiram não dispor de mais recursos para custeio de novas unidades e que a estrutura preconizada pelo MS para a atenção básica precisará ser revista para que os municípios possam avançar.

A informatização das unidades e a implantação do cartão nacional de saúde foram temas também debatidos. O governador Pezão reconhece que os prefeitos já investem na saúde além do que a Constituição exige e se comprometeu em rever junto ao seu governo e ao MS algumas questões.

– Esse ano não será fácil. Estamos passando por uma redução drástica de recursos de investimento. É uma situação de crise nova não só para o estado, mas para o país. Tenho conversado com outros governadores e buscado caminhos para superar essas dificuldades. Vamos precisar racionalizar os recursos existentes e uma alternativa é através dos consórcios de saúde – ressaltou Pezão. 

Ao finalizar a reunião, o governador deixou agendado um novo encontro em março, no Cisbaf, com prefeitos e secretários de Saúde, com o objetivo de elencar as principais demandas da região a serem enfrentadas nos próximos quatro anos da sua gestão, que serão, posteriormente, apresentadas por ele ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O presidente do Cisbaf, prefeito Nelson Bornier, falou que a presença do governador no Cisbaf trouxe esperança. “A vinda do Pezão trouxe esperança aos prefeitos da região. Ele demonstra interesse em nos ajudar a resolver problemas antigos e complexos, e certamente nos apoiará junto ao governo federal para avançarmos em questões importantes, como a atenção básica, por exemplo.”

  Também participaram da reunião os secretários de Saúde de Belford Roxo, Marcos Aurélio Pereira, de Itaguaí, Andréia Moreira Lima, de Japeri, Fabio Denardin, de Magé, Sidney Couto, de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Junior, de Queimados, Fátima Sanches, de São João de Meriti, Walter Willme, de Seropédica, Marcus Baroni, os subsecretários de Saúde de Duque de Caxias, Márcia Caputo, e de Nilópolis, Leonardo Moraes. 


Tecnologia de ponta:   Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga a faixa à direita, até o topo, e, clique na Capa /miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado.     

Nenhum comentário: