Páginas

quinta-feira, 23 de março de 2017

Iguassú morre e Maxambomba vira cidade

Foto do historiador Ney Alberto

Ney Aberto (In Memoriam)
  Iguassú morre e Maxambomba vira cidade
 Depois de milhares de indígenas chacinados, os assassinos e descendentes ganham terras (sesmaria). Em 1692, Martins Correa Vasqueanes, recebe uma porção de terras (serra e baixada), fundando dois engenhos (aguardente - açúcar): O de Maxambomba (origem de Nova Iguassú) e o de Cachoeira (origem de Mesquita). Ambos. No território da Freguesia (Paróquia) de Santo Antônio de Jacutinga. Em 1833 integrou o município de Nova Iguassú. A ferrovia - implantada por causa do café – (“Central do Brasil”, na República), cortou as terras dos citados engenhos (Fazendas), à época, extinguindo trechos de florestas e canaviais (1858).
  Em Maxambomba foi instalada uma estação à margem direita da estrada de Iguassú.
  Em 1891, ano que aparece em nosso Brasão-Bandeira, acontece o falecimento da Vila do Iguassú e o surgimento de Maxambomba. Neste ano, às pressas, a Administração Estadual eleva o Arraial de maxambomba à categoria de Vila (1º de maio) e, em junho(dia19), a Vila é elevada à Cidade. No dia seguinte (20), com a presença do Governador Portella, a nova sede (“capital”) do município em Maxambomba, foi instalada. Assim, o governo municipal saía da beira do rio Iguassú para ficar de cara pro trem. O presidente da Câmara de Vereadores (ainda não havia prefeitura) era o tenente-coronel (Guarda Nacional) Pedro Rodrigues dos Santos França e Leite. À solenidade compareceram jornalistas de alguns importantes órgãos de imprensa: Correio do povo, Jornal do Brasil, Gazeta de Notícias, que devem ter publicado informações , ainda não pesquisadas.
  Só em 1897, a nova sede recebeu na mesma edificação, cadeia – Fórum - Quartel da força pública, situada de frente para a Estrada do Iguassú (desde 1931, com a denominação de Rua Dr. Getúlio Vargas, no Centro). Só em 1908, graças ao dinamismo de Bernardino de Mello, a Câmara Municipal ganhou sua sede própria, a Avenida Marechal Floriano, de frente para a ferrovia. Nossos dois primeiros edifícios públicos foram demolidos.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado as páginas.

Nenhum comentário: