Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2016

ENFERMEIROS DA BAIXADA CONCLUEM CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE DIABETES MELLITUS


Por: Claudia Souza
ENFERMEIROS DA BAIXADA CONCLUEM CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE DIABETES MELLITUS
 Enfermeiros da Atenção Básica dos 11 municípios da Baixada concluíram nesta terça-feira (30) o curso de Atualização em Diabetes Mellitus, ocorrido na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu. O curso, ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP/Cisbaf), faz parte do programa de qualificação e atualização permanente das equipes de saúde dos municípios da região.
 Dados do Ministério da Saúde apontam que as doenças cardiovasculares representam 29% das mortes no país, seguida do câncer com 15%, e dos acidentes e violências em geral com 12%. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) registram a existência de 173 milhões de diabéticos no mundo atualmente, mas a previsão para 2030 assusta, fazendo esse número saltar para 300 milhões.
 As aulas, ministradas pela enfermeira do NEP, Ana Lúcia Guimarães, concentraram nas diretrizes mais recentes publicadas pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), bem como debater os desafios do setor. “Nosso objetivo é multiplicar os novos conhecimentos científicos na área para as equipes de saúde que acompanham os pacientes, seja através do Programa Hiperdia ou pela Estratégia Saúde da Família (ESF)”, argumenta a coordenadora do NEP, Dra. Sônia Zimbaro.
 O curso vem surpreendendo as participantes. Para a enfermeira Viviane Soares da Silva Titoneli, da Estratégia Saúde da Família de Rodilândia, em Nova Iguaçu, o curso está sendo uma boa oportunidade para tirar suas dúvidas e conhecer os novos parâmetros de diagnóstico da doença. “Me sinto mais segura para trabalhar. Ainda existe a resistência por parte do paciente em ser acompanhado pelo enfermeiro, mas aqui vi estratégias legais que pretendo conversar com a equipe para superar essa dificuldade. Uma delas é fazer o paciente entender que nas consultas com o enfermeiro ele pode tirar suas dúvidas, conversar mais sobre a alimentação e cuidados preventivos, por exemplo, temas dificilmente falados nas consultas com o médico por falta de tempo”, destaca.
 A enfermeira Patrícia das Graças Rangel de Macedo, da Estratégia Saúde da Família de Vila Jurema, em Austin, Nova Iguaçu, também elogiou o curso. “Achei o curso muito proveitoso e interessante. Pretendo participar de outros que o NEP/Cisbaf venha promover. É importante a realização dos cursos para que a gente possa se atualizar sobre os conceitos que estão sempre mudando. O NEP/Cisbaf está de parabéns.”

Sobre o Diabetes Mellitus
 O diabetes mellitus (DM) não é uma única doença, mas um grupo de distúrbios metabólicos que apresentam em comum a hiperglicemia (aumento da glicose no sangue). Essa hiperglicemia é resultado de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambos.
 A classificação atual do DM é baseada na origem (etiologia) e não no tipo de tratamento, portanto os termos “diabetes mellitus insulinodependente e insulinoindependente” devem ser eliminados. A classificação proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Associação Americana de Diabetes (ADA) e pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) inclui quatro classes clínicas: DM tipo 1 (Auto-imune, Idiopático) que variam entre 5% e 10%, DM tipo 2 onde concentra a maioria dos casos 90% a 95%, e o DM gestacional girando entre 4,5% a 17%.

Nenhum comentário: