Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

FIRJAN: empresários destacam mobilidade urbana e segurança como prioridades para a Baixada Fluminense

Por: Joana Mineiro
FIRJAN: empresários destacam mobilidade urbana e segurança como prioridades para a Baixada Fluminense
 Problemas nessas áreas afetam a logística e inibem o crescimento do ambiente de negócios na região
 Empresários da Baixada Fluminense, das cidades de Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Itaguaí, Seropédica, Paracambi e Mangaratiba, apontam a extensão da Via Light até o Distrito Industrial de Queimados, com ligações com a Via Dutra, a Linha Vermelha e Madureira, e a melhoria da segurança no Arco Metropolitano como alguns dos investimentos mais importantes para que a região atraia novos empreendimentos e volte a crescer. Essas e outras propostas estão na Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (2016-2025) - Baixada Fluminense Área I Nova Iguaçu, apresentada nesta quarta-feira, 17/08, na sede da Federação no município.
 “A Agenda Regional traz propostas reais para a melhoria do ambiente de negócios e a retomada do desenvolvimento. As ações propostas vão estimular a atividade produtiva, aumentar a oferta de empregos, melhorar a infraestrutura, a segurança e a qualidade de vida na nossa região”, afirmou Carlos Erane de Aguiar, presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense Área I, em Nova Iguaçu.
 O documento propõe a definição de áreas para atração e retenção de empresas, fundamental para que a região possa diversificar seu parque industrial e acelerar seu desenvolvimento. Para que o investidor possa optar por se instalar na Baixada, é necessário que existam áreas que ofereçam a infraestrutura adequada, com acesso a energia, telefonia e banda larga com qualidade e baixo custo. Os empresários defendem também a universalização do abastecimento de água e rede de coleta de esgoto.
  Vicente Loureiro, diretor executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, disse que o Mapa do Desenvolvimento é um planejamento estruturado que pode mudar para melhor o rumo dos municípios. “Através dessa iniciativa podemos conquistar um desenvolvimento mais harmônico, sustentável e estável. Em tempos de crise, é fundamental traçarmos estratégias para realização projetos em menor tempo e custo. Saio daqui estimulado e desafiado a ajudar na realização das ações propostas pela FIRJAN”, destacou Loureiro.
 Os empresários reforçam ainda a necessidade de controle do crescimento residencial próximo às áreas industriais e seus acessos. Para isso, as propostas são a criação de um Plano Diretor Regional de Desenvolvimento Integrado e de uma entidade consorciada para gerir o planejamento e as ações de impacto regional.
 Para Marcelo Kaiuca, presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados (Asdinq), o Mapa do Desenvolvimento dá um norte aos empresários e governantes. Kaiuca citou o Distrito de Queimados, um dos maiores polos industriais do país, como exemplo de uma região que precisa retomar o desenvolvimento. “A infraestrutura não acompanhou o aumento do número de empresas, o que reduz a atratividade e, em consequência, os investimentos. Sofremos com problemas de segurança, energia, iluminação pública, asfalto, desordenamento urbano, entre outros. A Agenda Regional chegou em boa hora e será nossa aliada para buscarmos parcerias com o poder público por melhorias para a região”, concluiu Kaiuca.
  No último dia 8, foi a vez da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense Área II, em Duque de Caxias, apresentar aos empresários os pontos específicos da região. Na Agenda Regional da Baixada II, a construção do Anel Viário de Campos Elíseos e a ampliação e a preservação das margens do Arco Metropolitano foram apontados como alguns dos investimentos mais importantes para que os municípios da Baixada Fluminense se desenvolvam.
  A versão estadual do documento foi entregue em maio pelo presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e ao governador do Rio em exercício, Francisco Dornelles, no Rio de Janeiro. 

Mapa do Desenvolvimento
 O Mapa do Desenvolvimento serve como bússola para a retomada do desenvolvimento sustentável do estado e do Brasil, instrumento de gestão pública e de debate para as próximas eleições municipais. O principal objetivo do documento é fazer do Rio de Janeiro o estado com melhor ambiente de negócios do Brasil, através da visão da indústria sobre os principais problemas do estado do Rio, e de suas regiões, norteando a estratégia de atuação do Sistema FIRJAN num horizonte de dez anos.
  Esta segunda edição do Mapa do Desenvolvimento foi construída por mais de mil empresários e envolveu os 92 municípios do estado do Rio. Além do documento estadual, foram desenvolvidas 10 Agendas Regionais que aprofundam questões específicas e refletem a visão dos empresários locais. As propostas foram extraídas de debates em todos os conselhos temáticos e regionais do Sistema FIRJAN e de respostas à pesquisa online com uma base ampliada da indústria.
  O Mapa conta com um modelo de gestão que possibilita o acompanhamento sistemático dos avanços e a realização de ajustes nas propostas e ações, por conta dos desafios que podem surgir ao longo dos anos. Todas as ações estão disponíveis para consulta em www.firjan.com.br/mapa.

Nenhum comentário: