Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Prefeitura ajuda e PM reforça segurança para 100 mil moradores de Nova Iguaçu


 A CIPP contará com 120 homens para reforçar a segurança nos bairros do Centro

A Companhia de Polícia Militar de Marapicu será inaugurada este ano para reforçar a segurança dos bairros da Estrada de Madureira
Por: ASCOM/ Fotos: Thiago Loureiro
Prefeitura ajuda e PM reforça segurança para 100 mil moradores de Nova Iguaçu
 Atitude que o Comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Christiano Dantas, classificou de “golaço”, a cessão, pela Prefeitura de Nova Iguaçu, de uma área de 1,4 mil metros quadrados na Rua Tabelião Murilo Costa, vizinha ao prédio em que funcionou durante décadas a 52ª Delegacia de Polícia, para lá ser instalada uma Companhia Integrada de Polícia de Proximidade (CIPP), pretende devolver aos moradores e comerciantes do Centro e bairros vizinhos a tranquilidade perdida, três anos atrás, com a mudança de local da antiga e movimentada delegacia. Dantas prevê que cerca de 100 mil pessoas serão beneficiadas com a presença da unidade da PM ao local em que anteriormente funcionava a principal delegacia do município.

 A ajuda da Prefeitura não para por aí. O prefeito Nelson Bornier cedeu também à PM, no bairro da Cacuia, nas proximidades da Faetec, um terreno para lá ser instalada uma cabine fixa da corporação. A presença de policiais na cabine da PM pretende pôr fim à rota de fuga de marginais que, a partir de Austin, fogem pela Cacuia em direção à Rodovia Presidente Dutra.
 Atualmente os moradores do Centro de Nova Iguaçu são vítimas de assaltos à mão armada à luz do dia, de furtos, roubos e da presença de traficantes em áreas nobres da cidade, principalmente nas proximidades dos hotéis de padrão internacional e de um bem frequentado e sofisticado pólo gastronômico na região de Nova Iguaçu que reúne condomínios de alta classe média.
 A futura Companhia Integrada de Polícia de Proximidade (CIPP) terá 120 homens, 12 viaturas e beneficiará quem mora numa extensão que vai de Juscelino, na divisa com Mesquita, à Universidade Nova Iguaçu (Unig). As obras de transformação de um antigo galpão de um depósito de bebida na sede da CIPP começaram ontem (22/08) e a previsão de término é de 40 dias.
 Ao visitar com o tenente-coronel Dantas o galpão que será adaptado para receber os policiais e viaturas da PM, Bornier afirmou que nunca deixou de ajudar a reforçar a segurança dos moradores e comerciantes de seu município. Ele lembrou que, como prefeito, construiu os DPOs de Miguel Couto, KM 32, Jardim Tropical, Cabuçu, Andrade Araújo e a 3ª Companhia Destacada da Polícia Militar na Cerâmica. O prefeito anunciou que os bairros localizados no corredor da Estrada de Madureira também terão a segurança reforçada nos próximos dias com a inauguração de uma Companhia da Polícia Militar em Marapicu numa área doada pela Prefeitura.
 Ao salientar a importância da parceria da Prefeitura com a Polícia Militar, o comandante do 20º BPM informou que houve uma redução de 35% nos índices de criminalidade na região da Cerâmica depois da inauguração de uma unidade da PM no bairro.
 Localizada no bairro mais nobre do Centro de Nova Iguaçu, a futura Companhia Integrada de Polícia de Proximidade terá recepção, alojamento, cozinha, refeitório, paiol e três salas de comando, além de uma área interna para estacionamento de mais de 30 carros.
 - Estamos fazendo a nossa parte para ajudar a Polícia Militar a reforçar a segurança no Centro e em outros bairros, como o K11, Vila Nova, Juscelino, Moquetá, Santa Eugênia, entre outros. Segurança pública é da responsabilidade constitucional do governo estadual, mas somos parceiros no combate à criminalidade e dentro das nossas limitações orçamentárias estamos sempre prontos para ajudar – destacou Bornier.
 Christiano Dantas acrescentou que o 20º BPM ( Mesquita) conta atualmente com 984 policiais para cobrir Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu, cuja população soma mais de um milhão de habitantes. O Comandante do 20º BPM destacou que a parceria com a Prefeitura permitirá à Polícia Milita oferecer mais segurança à população porque o Centro terá uma presença maior de seus homens e de viaturas circulando para chegar à futura sede da CIPP, aumentando a sensação de segurança, o que afugentará da região os marginais. Para se ter uma noção da importância do reforço do policiamento com a futura unidade da PM no Centro, somente na área da 52ª DP ocorreram 1.239 roubos a pedestres e a 750 veículos no ano passado.
 Em março deste ano, a Prefeitura inaugurou o Centro de Operações (Conig), que monitora 24 horas diversas ruas da área central de Nova Iguaçu com 70 câmeras. O Conig agrega diversos órgãos, entre eles a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. De seis meses para cá, o trabalho do Conig já permitiu a prisão em flagrante de diversos assaltantes. Brevemente serão instaladas novas câmeras em vários bairros do município.

Nenhum comentário: