Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Idosos de Nova Iguaçu participam de competições no clima das Olimpíadas

Fotos: Thiago Loureiro
Idosos de Nova Iguaçu participam de competições no clima das  Olimpíadas
 O clima e a energia dos jogos olímpicos tomaram conta do Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI) nesta quarta-feira, 24, onde aconteceu a 1ª edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade. A grande festa olímpica contou com a presença da secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma. 
 Promovida pela Prefeitura, o evento reuniu cerca de 60 idosos. Eles disputaram medalhas de ouro, prata e bronze durante partidas de dama, dominó, jogo da velha, arremesso, chute a gol, boliche e conteste.
 Iniciando os jogos, houve uma cerimônia de abertura e o tradicional ritual de acendimento da pira olímpica, feita com material reciclável.  Os idosos foram separados em 4 equipes, representadas pelas cores verde, amarelo, azul e branco.
 Frequentadora do espaço há 6 anos, a aposentada Alzira de Lima, 68 anos, moradora de Comendador Soares, ganhou a medalha de ouro no basquete. “Estou muito feliz. Nunca tinha jogado basquete antes. Aqui me sinto viva, pois participo de diversas atividades que me fazem muito bem”, disse.
 “Estamos vivendo um momento no Rio de Janeiro de encantamento. Saímos dos jogos olímpicos e estamos entrando nos jogos paralímpicos com a certeza de que fizemos um bom trabalho. Resgatamos a autoestima do brasileiro através das competições e conquistas. É essa energia que trouxemos hoje para os nossos idosos. Viemos proporcionar a eles toda a beleza das Olímpiadas”, destacou a secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma.
 O nadador paralímpico Adriel de Souza, 19, selecionado na pré lista para participar das paralimpiadas,  ressaltou a importância do esporte: “É muito gratificante ver o esporte sendo desenvolvido com os idosos. O esporte não tem idade e é essencial na vida de qualquer pessoa, pois ele ajuda na saúde e no bem-estar”, disse.
 “Reunimos todos os idosos dos Esmuti e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com o objetivo de inseri-los no contexto olímpico e paralímpico. Para nós, os idosos já são vencedores e é uma grande alegria vê-los tão ativos”, disse a coordenadora do Esmuti, Olindina Lopes.
 Assim como no encerramento das olimpíadas Rio 2016, os idosos prepararam uma grande festa em clima de carnaval com muito samba para encerrar as competições dos jogos.
 Participaram ainda, o atleta Carlão do Vôlei, o campeão brasileiro e sul-americano em cadeira de rodas, Jadir Antunes, e a campeã brasileira e sul-americana de handebol em cadeira de rodas, Gelcinéa Chaves. 

Atividades gratuitas
 No Esmuti são oferecidas atividades como fisioterapia, hidroterapia, dança de salão, alongamento, yoga, coral, teatro, aula de violão, ginástica recreativa, artesanato, crochê, pintura em tecido, alfabetização, inglês, informática, além de atendimento psicossocial e de enfermagem.
  Interessados em frequentar o local devem comparecer de segunda a sexta, na Rua Luiz de Matos, nº 736, Bairro da Luz, das 8h às 17h. É preciso levar identidade, CPF, comprovante de residência e atestado médico. 

Nenhum comentário: