Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

ALERJ - 10º EDIÇÃO DO PARLAMENTO JUVENIL COMEÇA NA ALERJ

Por: Isabela Cabral/Fotografia: Rafael Wallace
10º EDIÇÃO DO PARLAMENTO JUVENIL COMEÇA NA ALERJ
 Nesta segunda-feira (21/11) foi aberta a 10ª edição do Parlamento Juvenil (PJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). 85 jovens, entre 14 e 18 anos, receberam os respectivos diplomas de deputados e elegeram a mesa diretora do PJ no plenário da Casa, aos moldes do parlamento fluminense.
 Durante os próximos dias, eles vão tratar de assuntos de interesse da população, formando comissões, debatendo projetos de lei e votando os textos. Os jovens foram os vencedores das eleições ocorridas nas escolas estaduais, entre agosto e setembro, e representam os 92 municípios do Estado do Rio. Uma "cápsula do tempo" foi especialmente preparada pelos parlamentares juvenis eleitos este ano. No interior do dispositivo, eles vão armazenar fotografias, suas perspectivas e desejos para o futuro. A previsão é que a urna, que fará parte da exposição permanente do Palácio Tiradentes, seja aberta no seu centenário, em 2026. 
 O Parlamento Juvenil é uma iniciativa da Casa, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), com a finalidade de desenvolver a consciência política, criar lideranças e dar voz à juventude fluminense.
 Para o coordenador do Parlamento Juvenil, o deputado Wanderson Nogueira (PSol), este é um instrumento de empoderamento para o jovem importante no momento político e econômico pelo qual passa o estado. “Como diz a velha máxima de Darcy Ribeiro, a crise não é uma crise, é um projeto. O PJ vem exatamente combater esse projeto de despolitização. A gente iniciou o ano com a vontade de fazer a maior edição da história, e estamos conseguindo, apesar de todas as dificuldades. Contra tudo, esse pessoal chega com muita energia para mostrar que dá para fazer diferente. Nós precisamos fazer o Rio renascer, e é a partir das ideias dessa juventude que ele renasce”, defendeu Wanderson.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: