Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Celebridades que superaram o TDAH

O neuropediatra Dr. Clay Brites da Neuro Saber 
Por: Joyce Nogueira
Celebridades que superaram o TDAH 
Especialista portador do transtorno mostra que é possível lidar com o problema e ter uma vida normal
 Desatenção, falta de concentração e esquecimento, essas são algumas das características das pessoas com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). No entanto, isso não impossibilita elas terem uma vida normal. Muitas celebridades portadoras de TDAH conseguiram superar o transtorno e alçaram o sucesso nas suas carreiras. 
 Em entrevistas, Bill Gates, fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, confessou ter o transtorno. Segundo ele, enfrentou diversos problemas na escola e ainda abandonou a Universidade de Harvard antes de se formar. Porém, isso não tirou o brilho dele nos negócios. 
   O milionário Richard Branson, fundador da Virgin, contou em entrevistas que também precisou superar os desafios do TDAH. Branson disse que tinha sérias dificuldades de concentração. Isso o fez sair da escola aos 15 anos. Mas o transtorno não o impediu de vencer na vida. 
   Grandes personalidades do passado como, por exemplo, Salvador Dali, Walt Disney e Leonardo da Vinci também foram portadores desse transtorno. Porém, todos eles conseguiram obter sucesso em suas carreiras e gravaram seus nomes na história. 
   Segundo o neuropediatra Dr. Clay Brites da Neuro Saber (http://neurosaber.com.br/), o TDAH não impossibilita ninguém, inclusive as crianças, de ter uma vida normal.
   O grande problema, segundo o especialista, é a confusão e o preconceito das pessoas em relação ao TDAH. Por exemplo, muitos pais e educadores pensam que o transtorno se trata de outro caso: ansiedade, dislexia e até preguiça em raciocinar. “Isso pode causar tristeza e pode fazer a pessoa desistir de estudar”. 
   - A falta de informação adequada faz com que muitas famílias procurem auxílio de um especialista tardiamente, o que pode prejudicar a qualidade de vida da criança, principalmente quando esta chega à adolescência ou à fase adulta - alerta. 
   Por isso, quanto mais cedo for diagnosticado melhor. Dr. Clay diz que quando se descobre o TDAH na infância, entre 7 e 9 anos, os tratamentos surtem efeitos muito bons. “O acompanhamento individualizado, ajuda na readaptação e o estímulo da família tendem a ajudar imensamente”. 
   Brites revela que descobriu ser portador de TDAH só na fase adulta. Ele era conhecido por ser esquecido e desatento. Brites fala, por exemplo, que tinha a sensação de que os pais demostravam confiar mais nos seus irmãos do que nele para resolver situações cotidianas. “Isso reduzia muito minha autoestima”. 
   Os esquecimentos recorrentes também alimentavam a sensação de fracasso. Conta que na escola ia bem, mas tinha que se dedicar com mais afinco e persistência para memorizar o mesmo volume de conhecimento que os demais. 
   - No colegial, fui o primeiro aluno da sala em notas. Na graduação em Medicina, tive que estudar dobrado, mas consegui concluir em 16º lugar. Especializei-me em pediatria e neuropediatria na Santa Casa de São Paulo - diz. 
    Hoje ele tem uma clínica multidisciplinar, onde trabalha com jovens com os mesmos problemas de atenção e transtornos de leitura e escrita. Além disso, conseguiu identificar que seu filho possui as mesmas dificuldades. 
   - O respeito e o tratamento são muito importantes para que as pessoas com TDAH não sofram tanto. O tratamento muda vidas e pode reverter o fracasso escolar e a relação do indivíduo com seus entes queridos e autoridades escolares, permitindo, assim, plena saúde afetiva e mental - conclui. 

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: