Páginas

sábado, 19 de novembro de 2016

Escolas SESI Nova Iguaçu e Duque de Caxias promovem games de musculação mental


Por: Joana Mineiro
Escolas SESI Nova Iguaçu e Duque de Caxias
promovem games de musculação mental
 Jogos Colaborativos exercitam a colaboração e o trabalho em equipe
 O último período do ano letivo está a todo vapor. Os alunos estão na corrida contra o tempo para aprender as matérias que faltam para fechar o período. É nesse espírito que as Escolas SESI Rio recebem os Jogos Colaborativos 2016 para participar de uma “corrida mental”. As unidades da Baixada Fluminense – Nova Iguaçu e Duque de Caxias – realizaram a atividade na última quinta e sexta-feira, 17 e 18, respectivamente.
 A ação é a terceira – e última – etapa dos Jogos Colaborativos 2016, e coloca os alunos das 11 unidades da Escola SESI Rio para participarem de partidas multijogador. Nas partidas, equipes de quatro componentes se enfrentam para ver quem consegue realizar, mais rapidamente, desafios que envolvem áreas como memória, visualização, memorização e análise.
 Como a Escola SESI preza pela visão construtivista, o trabalho é focado no conjunto e na visão cidadã que o jogo e sua função de integração na competição podem trazer. O projeto é o diferencial de inovação unido ao conceito da escola, segundo relata o diretor de operações do Sistema FIRJAN, Alexandre dos Reis.
 “A educação e os jogos devem andar lado a lado. Ao longo dos últimos anos, a metodologia SESIeduca traz uma abordagem inovadora, centrada nos alunos e focada na construção do seu conhecimento e na busca pelo desenvolvimento da sua autonomia.  Usar os jogos só vem a corroborar essas premissas”, conclui Reis.
  A atividade é fruto da interação idealizada pela GF Corp, empresa parceira do Sistema FIRJAN na ação, que além de montar a estrutura da atividade, apresenta o conteúdo pedagógico sugerido para os professores usarem em sala de aula. “É um processo inédito no país e certamente agregará ainda mais valor ao trabalho dos professores”, relata Márcio Matheus, diretor comercial da GF Corp.
 Apaixonados por games, Matheus Gomes, nove anos, 4º ano, e Catarina Veloso, 11, do 5º ano, ambos da Escola SESI Nova Iguaçu, ficaram empolgados com a nova ferramenta de estudo. “Achei os jogos muito interessantes, porque, além de estudarmos brincando, aprendemos a trabalhar em equipe. Minha mãe vai até gostar de me ver jogando”, brincou Catarina.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: