Páginas

domingo, 30 de julho de 2017

Pezão ‘mata’ o sonho das barcas na Baixada

Estação das Barcas da Praça XV
Por: wandemberg
Pezão ‘mata’ o sonho das  barcas na Baixada
 Infelizmente, o ineficiente governador Luiz Fernando Pezão, um dos piores da história, depois de Cabral, claro, vetou dia 18 desse mês de julho, o projeto do deputado Dica  que tramita pela ALERJ desde 2012, tendo sido aprovado no mês passado, que pede a ligação por via marítima dos Municípios do Rio de Janeiro e Magé com Duque de Caxias. Dessa forma o Governador adia por tempo indeterminado um ideia interessantíssima que, além do Município de Caxias, poderia beneficiar outros municípios da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu, Belford Roxo... 
Projeto Caxias
  Dito isso, a matéria que se segue tornou-se, praticamente,   sem efeito, mas mesmo assim a publicamos para que os adeptos dessa ideia, como o Deputado Dica, e, o prefeito Washington Reis continuem lutando por este nobre objetivo. 

  Todos aguardavam com ansiedade a ‘Estação das Barcas de Caxias’, e, surpreendentemente, o Governador “abre de lona” conforme nos diz antigo adágio popular popular!


  As barcas de Duque de Caxias poderão beneficiar Nova Iguaçu
 No passado Nova Iguaçu, Caxias e mais alguns municípios que hoje compõem a Baixada Fluminense, eram uma 'coisa' só. Antes, a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Iguassú; depois, Vila de Iguassu; mais tarde, Maxambomba; por último, Nova Iguaçu. Aos poucos foi havendo os apartes e Caxias foi um dos primeiros a se emancipar. Nos primórdios, para se chegar a essa região, o ‘caminho’ era o Rio Iguassú, que hoje é canal e deu nome a nosso blog e a esse jornal - On Line.
 Mês passado publicamos a louvável iniciativa do Prefeito de Caxias, Washington Reis (esse Prefeito já provou que é um grande gestor), na luta que provavelmente chega a seus derradeiros dias, para trazer as barcas, como as que há anos ligam Niterói e Paquetá à Praça XV, na cidade do Rio de Janeiro, para iniciar uma nova via marítima de transporte ligando agora, também, Duque de Caxias.
Rio na Europa
  Há alguns anos atrás, me dignei a chamar a atenção das pessoas em artigos publicados em nosso jornal Folha do Iguassú, e, em nosso blog, para a possibilidade em ligar determinadas regiões de Nova Iguaçu à Praça XV, através de embarcações, em duas etapas - via fluvial e marítima: 1ª) Rio Iguassú (com barcos de fundo chato) até uma estação - tipo à da Praça XV - na entrada do Rio Iguassú (em Caxias); 2ª) Baía de Guanabara, com os barcos convencionais que ligam Niterói ao Rio de Janeiro. Os bem informado sabem que isso seria possível. No século XIX embarcações de calado razoável chegavam a Vila de Iguassú, vindos do Rio de Janeiro, pelo Rio Iguassú. Hoje, com a indústria naval construindo barcos moderníssimos, seria mais fácil, ainda, era só desassorear, o Rio (que na verdade é um canal). De último, graças ao projeto do prefeito de Caxias, e o Arco Rodoviário Metropolitano, renovei minha ideia. Sugiro, para o momento(sem abrir mão da ideia do transporte fluvial), linha de ônibus ao invés de navegação fluvial. É bom que se diga que, com respeito a navegação fluvial, seria muito bom em futuro próximo voltarmos a falar sobre ela, com os sentidos voltados para o turismo. daqui uns dias voltaremos a falar no Rio Iguassú e de seu aproveitamento em conexão Porto de Iguassú X Tinguá( via tremzinho) não custa sonhar!. 
  
  ARCO METROPOLITANO
 Com o Arco Metropolitano inaugurado, e, ainda, na expectativa da - Estação das Barcas de Caxias - ser construída, a possibilidade para tal realização num futuro bem próximo se potencializou e coloca Nova Iguaçu, à reboque para se beneficiar da promissora iniciativa de nosso vizinho. Basta agora o Prefeito Rogério Lisboa, querer entrar na briga, se entender desde já com quem de direito, e criar um projeto dando 'concessões' às linhas de ônibus interessadas, para levar, quando a estação for inaugurada, via Arco Metropolitano, passageiros até a futura estação de barcas de Caxias, para 'pegarem' a barca para a Praça XV, usando, claro, o bilhete único. Com certeza isso serviria para desatravancar bastante o trânsito caótico da Avenida Brasil e levar, em no máximo 50 minutos, passageiros à Praça XV* e para incrementar o turismo na aprazível região: Tinguá, Xerém, Rio D’Ouro, Jaceruba.
* Ou para a ‘futura’ estação do Armazém 18.
Armazém 18
  Nesta mesma edição a coluna que se refere à ALERJ na página 6, nos dá conta que o governador houvera sancionado a Lei 7641 /17 - já publicada em Diário Oficial, que transforma o local do antigo Armazém 18 em estação de Barcas (ótima ideia). Pena que a Baixada não seja beneficiada com a medida


********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: