Páginas

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Roadshow de Inovação na Baixada Fluminense busca promover parcerias para o aumento de competitividade na região

Por: Joana Mineiro
Roadshow de Inovação na Baixada Fluminense busca promover
parcerias para o aumento de competitividade na região
 Evento gratuito, na próxima quarta-feira (05.07), em Santa Cruz, apresenta linhas de financiamento e serviços para empresas inovarem
 Lançada no mercado militar e policial em 2012, a Spark, primeira arma elétrica incapacitante brasileira, coloca o Brasil no seleto grupo de países detentores desse tipo de tecnologia, ao lado de Estados Unidos, Rússia e China. O projeto de inovação tecnológica foi desenvolvido pela empresa Condor Tecnologias Não-Letais, situada em Nova Iguaçu, com apoio da FAPERJ, por meio do edital de Apoio à Inovação Tecnológica. A empresa conheceu as possibilidades de concorrer a verbas para a realização do projeto inovador através do RoadShow de Inovação, promovido pelo Sistema FIRJAN, e já vendeu cerca de 20 mil armas elétricas. 
 Este ano, o SENAI novamente promove o Roadshow de Inovação, evento gratuito que percorre as regiões do Rio de Janeiro para reunir empresas interessadas em inovar. O objetivo é estimular o ambiente de negócios, incentivando a busca por soluções inovadoras e mostrando as possibilidades, nas diferentes cadeias produtivas do estado. O encontro, já realizado em Cabo Frio e em Macaé, acontece na próxima quarta-feira, dia 5, às 10h, na Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz e Adjacências (AEDIN), localizada na Avenida Átila Temporal, no 1.190. O Roadshow é gratuito, porém as vagas são limitadas.
  No evento, o público terá a oportunidade de receber informações sobre linhas de fomento, como o Edital de Inovação para a Indústria, uma iniciativa do SENAI, SESI e Sebrae, que financia projetos com até R$ 400 mil.
 Com o apoio financeiro da FAPERJ, e participação do CEFET/RJ, Instituição de Ciência e Tecnologia parceira, o projeto Arma Elétrica Incapacitante, da empresa Condor Tecnologias Não-Letais, resultou na contratação de mais de 100 colaboradores. Leonardo Lessa, gerente Executivo, Engenharia e P&D da Condor, revelou que a transformação do protótipo resultante do projeto em produto demandou grande esforço tecnológico e grandes investimentos da Condor.
  “Um novo prédio foi construído para abrigar o laboratório de eletrônica e a linha de montagem da Spark. O investimento em edificações, equipamentos de laboratório, construção de moldes de injeção plástica, material de consumo e mão de obra foi alto. É de fundamental importância os investimentos dos fundos setoriais em conjunto com as empresas, para viabilizar o fomento da tecnologia e do desenvolvimento da indústria nacional. Além de possibilitar o desenvolvimento de tecnologia própria, e da capacitação e desenvolvimento dos profissionais locais”, destacou Lessa.

 De acordo com Lessa, novamente com o apoio financeiro da FAPERJ, a Condor lançou a segunda versão da Spark, com características técnicas avançadas para melhor atender às necessidades das Polícias e Forças Armadas. Lessa revelou que como fruto do conhecimento adquirido no desenvolvimento da Spark foi realizado ainda, com apoio de programa de subvenção econômica da FINEP, o projeto de uma munição elétrica incapacitante. Ela tem capacidade para transportar no próprio projétil 40 mm à eletrônica que aplicará o choque.
 No RoadShow de Inovação, as empresas também vão receber mais informações sobre o Brasil Mais Produtivo, um programa do Governo Federal que visa a auxiliar empresas a melhorar seus processos produtivos com a implementação de medidas simples, rápidas, eficientes e de baixo custo. Mais de 3 mil empresas serão atendidas nesse ano em todo o Brasil e o aumento de produtividade estimado é de mais de 20%.
 Além disso, os empresários terão acesso a informações sobre todos os serviços oferecidos pelos Institutos SENAI de Tecnologia, que desenvolvem pesquisas e soluções inovadoras específicas para cada empresa.
 Depois de Santa Cruz, o próximo Roadshow de Inovação será realizado em Resende, no dia 6, às 9h, no auditório do SENAI. As inscrições podem ser feitas através do telefone 4002 0231 ou do link http://www.firjan.com.br/eventos/road-show-de-inovacao.htm .

SERVIÇO
EVENTO: ROADSHOW FIRJAN DE INOVAÇÃO
DATA: QUARTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2017
HORÁRIO: 10H
VAGAS: LIMITADAS
INSCRIÇÕES: GRATUITAS ATRAVÉS DO TELEFONE 4002 0231 OU NO LINK http://www.firjan.com.br/eventos/road-show-de-inovacao.htm
LOCAL: ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DE SANTA CRUZ E ADJACÊNCIAS (AEDIN), NA AVENIDA ÁTILA TEMPORAL, NO 1.190, SANTA CRUZ.

*********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: