Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Abertura do 21° Festival de Dança de Nova Iguaçu agita a cidade

Por: ASCOM Fotos:Thiago Loureiro
Abertura do 21° Festival de Dança de Nova Iguaçu agita a cidade
Há 21 anos a Cidade de Nova Iguaçu é palco do renomado Festival de Dança, realizado pela Academia Tereza Petsold, referência em dança na Baixada Fluminense. O evento, que já faz parte do calendário fixo, da Cidade, reúne dançarinos de todo o Brasil com a parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu, Top Shopping, Sesc de Nova Iguaçu e a Escola Bolshoi Brasil em Santa Catarina. 

Aos gritos de uma plateia contagiante, Carlinho de Jesus, um dos grandes nomes da dança nacional, abriu o 21° Festival de Dança. Para a primeira apresentação, um ritmo que mescla raízes espanholas com influências de vários países hispano-americanos, o bolero. Em seguida, os números foram acompanhados com arranjos diferenciados e um samba para finalizar a apresentação de Carlinhos de Jesus junto à dançarina Vanessa Nascimento.

Muito empolgado com o número de pessoas presentes, Carlinhos de Jesus contou que há 18 anos ele foi um dos primeiros a pisar no Top Shopping, ainda em obras. Ele participou da inauguração do shopping e relembra que saiu de dentro de uma caixa para uma apresentação. “É uma eterna comemoração. Esses 21 anos marca a resistência da dança a uma cultura sem muito prestígio. Quando eu danço, eu comemoro a vida”, se emociona Carlinho de Jesus.

O som de ritmos diferentes foi despertando a curiosidade dos comerciantes do shopping que aos poucos deixaram as lojas para acompanhar o festival. A abertura oficial ficou por conta do prefeito Nelson Bornier, que ressaltou a importância da dança em Nova Iguaçu. “É notável a visibilidade que a dança trouxe para a cidade. O Festival leva o nome de Nova Iguaçu a fora e isso é muito gratificante”, comenta Bornier. 

Após a abertura, as meninas da Academia Thereza Petsold invadiram o palco dançando um clássico do balé. 

O festival que começou nesta quarta-feira, (27), segue com a programação até o dia 31 com 2.000 participantes e mais de 70 grupos de coreografia inscritos. Todos os dias, a partir das 14h, grupos da academia se apresentarão com danças de jazz, sapateado, axé, entre outros ritmos, no Top Shopping. Já à noite, às 18h, a programação continua no Sesc com dançarinos de diversos cantos do Brasil. Eles disputarão uma premiação em dinheiro e a chance de concorrer a uma bolsa de estudos oferecida por Bolshoi através das apresentações que serão realizadas no domingo, 31, na Sala Multiuso 2 do Sesc, para bailarinos de 12 a 18 anos e na segunda - feira, às 9h na Academia Tereza Petsold, para crianças de 9 a 11 anos. Todos os participantes ganharão certificado. 

Para a idealizadora do Festival, Tereza Petsold, esse momento é de gratidão e felicidade. “Quem tem amigos, saúde e Deus tem tudo. Estou muito feliz. Bornier tem sensibilidade e um olhar diferenciado para a cultura. Sem esse apoio nada acontece. Começamos muito bem o nosso primeiro dia de festival”, comenta sorridente Petsold. 

Prestigiaram o evento, os vereadores, Juninho do Pneu e Carlão Chambarelli.

Confira a programação no site: www.terezapetsold.com

Nenhum comentário: