Páginas

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Hospital da Posse lança projeto Arte e Vida

Por: Fernanda Rodrigues
Hospital da Posse lança projeto Arte e Vida
Crianças internadas na nova pediatria do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) viveram na última sexta-feira (08) um dia de especial. Com pincéis, tintas e muita criatividade elas soltaram a imaginação durante o lançamento do projeto Arte e Vida – que busca através da pintura proporcionar momentos de descontração durante o período de internação hospitalar –.

Desenvolvido pelo setor de Capelania do hospital, o projeto acontecerá uma vez por semana sendo integrado as aulas de artesanato, que já são realizadas para os pais e acompanhantes com o projeto Alegria. “A ideia é de que, enquanto os pais fazem artesanatos, as crianças possam se distrair com as aulas de pintura, o que para eles é um grande divertimento. Isso auxilia no tratamento médico, onde, em muitos casos, o paciente obtém uma resposta mais rápida”, garante o diretor geral da unidade, Joé Sestello.

Com a filha Kessie Ferreira Nunes, de 11 anos, internada há 30 dias, o eletricista Anderson Gutemberg Nunes, elogiou a novidade. “Acho importante que projetos como esse acontecem para que a criança não se sinta sozinha e guarde só momentos ruins desse período de internação. Estou realmente impressionado e emocionado em ver minha filha voltar a sorrir”, disse.

Inaugurada pelo prefeito Nelson Bornier em maio deste ano, a nova pediatra do Hospital da Posse faz parte de uma série ações da segunda fase do Programa Nova Saúde Iguaçu. “No Hospital da Posse estamos construindo o Centro de Tratamento de AVC e do Idoso e vamos iniciar a ampliação da Sala Vermelha. Já inauguramos quatro Clínicas da Família, uma delas com emergência 24hs. Estamos construindo mais 16 unidades que vão funcionar com atendimento ambulatorial e três Clínicas 24 horas, além da UPA de Comendador Soares. Ainda há muito a ser feito, mas temos a certeza de que Nova Iguaçu vive hoje outra realidade na saúde pública, onde a população se sente respeitada”, afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

Além da pediatria, as ações da Capelania atuam também em outros setores do hospital, levando aos pacientes e seus familiares apoio psicológico, orações e até brincadeiras. “A capelania possui voluntários de todas as religiões que se unem em um único objetivo: oferecer conforto a quem precisa. Conseguir o sorriso de uma criança ou adulto em meio a esse momento difícil dentro de um hospital é a maior recompensa que podemos ter”, afirma o pastor Paulo Ogg, um dos voluntários da igreja Batista. 

Nenhum comentário: