Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Goleiro da Seleção inaugura Escola de Goleiros em Nova Iguaçu



Por: Sergio Ramoz
Escola de Goleiros
Escolinha de goleiros do Flamengo em Nova Iguaçu, sob a égide do goleiro da Seleção - Júlio Cesar
Contando com a presença de Julio Cesar, goleiro da Seleção Brasileira que, mesmo, atuando em clubes do exterior é considerado como, autentica "Prata da Casa" na gávea - foi Inaugurada neste sábado, a Escola de goleiros do Flamengo em Nova Iguaçu.
 Goleiros
Num plantel de futebol aqueles que exercem a função de goleiro são sempre mais exigidos nos treinamentos que os que atuam nas outras posições. É também a posição onde os concorrentes são encontrado em maior número para disputar a titularidade. São os únicos jogadores que durante uma partida de futebol podem usar as mãos dentro da área, e, que contam com treinador específico, treinando-os 'horas a fio' para a tarefa de  evitar que as bolas arremessadas pelos adversários ultrapassem a linha do gol. 

Pelo treinamento exaustivo, que constituí verdadeira tortura - dizem em tom de brincadeira: "não batem bem da cabeça"; diz-se, ainda, que: "onde pisam não nasce grama"! Na verdade se tornam verdadeiros acróbatas, tendo por hábito serem os primeiros a começar o trabalho quase que diário, e, os últimos a abandonarem o intenso expediente de treinamento.  

O fato é que os jogadores de futebol que atuam nessa posição, dita por muitos como 'ingrata', a cada dia que passa englobam mais aptidões. Na última copa do mundo disputada no Brasil, foram destaque: O goleiro da Alemanha, por exemplo, mostrou que nas vezes em que precisava sair da área na'cobertura de sua zaga podia se portar como um autentico zagueiro. 

Já no banco de reservas da Holanda, havia um goleiro especialista em defender pênaltis, que quando chamado a intervir, deu a vitória à sua equipe ao defender dois arremessos, se não me engano, no jogo de oitavas de final contra  a seleção do Uruguai. 
Existem, ainda, os que se aperfeiçoaram nas cobranças de penalidades: Rogério Ceni é um desses!

A 1ª vez que se conheceu uma Escola de Goleiros em Nova Iguaçu - foi em Miguel Couto, nos anos 70/80, sob a égide de Nivaldo, um dos mais importantes goleiros do futebol Iguaçuano. O trabalho empreendido por ele deu a Miguel Couto, na "Época de ouro do Futebol Amador na Baixada", vários atletas, dessa posição, que brilharam no futebol iguaçuano.



Nenhum comentário: