Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

BAIXADA COMEÇA A IMPLANTAR REDE DE ATENÇÃO CARDIOVASCULAR


Por:Claudia Souza
BAIXADA COMEÇA A IMPLANTAR REDE DE ATENÇÃO CARDIOVASCULAR
 Instituto Nacional de Cardiologia, Cisbaf e Prefeitura de Duque de Caxias inauguram Ambulatório Avançado de Anticoagulação
A Baixada Fluminense começa a dar um importante passo para a implantação da rede de atenção cardiovascular. Na tarde desta terça-feira (26), foi inaugurado o Ambulatório Avançado de Anticoagulação no Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias. Esta representa a primeira ação do Programa Cardiorede-INC na região, fruto do convênio de cooperação técnica firmado entre o INC e o Cisbaf. A partir do dia 08 de setembro, uma parte dos pacientes de Caxias não precisarão mais fazer o exame mensal na sede do instituto, na Zona Sul do Rio. O evento contou com a presença do prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso, do vice-prefeito de Caxias, Laury Villar, do diretor geral do INC, Dr. José Leoncio Feitosa, do representante do Departamento de Gestão Hospitalar RJ/MS, Marco Paulo Valeriano, da secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, do secretário de Saúde de Caxias, Camilo Junqueira, dentre outros secretários, equipe do INC e profissionais de saúde.

O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, falou da covardia de colocar o paciente dentro de um ônibus durante horas para buscar atendimento especializado. “O paciente tem o direito de buscar no seu bairro o atendimento que precisa. É uma covardia uma pessoa ficar horas no trânsito para fazer exames ou uma consulta médica com um especialista. A inauguração deste ambulatório é um exemplo para o Brasil, pois mostra que é possível descentralizar o atendimento, facilitando o acesso à população. Agradeço o empenho da equipe do INC que dá um exemplo para o país”, enfatizou. No seu discurso, o prefeito ainda falou da necessidade de rediscutir o financiamento da saúde pública, buscando outras fontes de custeio e investimento.

O diretor geral do Instituto Nacional de Cardiologia, José Leoncio Feitosa, também parabenizou a sua equipe, que prontamente entendeu a importância do projeto e se empenhou em torná-lo uma realidade. “Hoje demos o primeiro passo para transformar o município de Caxias no primeiro polo de referência cardiovascular na Baixada. O projeto se expande para a capacitação dos profissionais de saúde e a instalação de um núcleo com equipamentos básicos (eletrocardiógrafo, ecocardiógrafo e esteira ergométrica)”, destaca. O diretor anunciou que até o final do ano implantará o serviço de telemedicina que dará apoio ao diagnóstico de doenças cardiovasculares aos municípios da região.

– Esse é o pontapé inicial para a implantação da rede de atenção cardiovascular na Baixada. É resultado da parceria exitosa do Cisbaf com o INC, e do compromisso do município de Caxias, que vem se empenhando para construir a estrutura necessária e ser o primeiro polo de referência na região –, declara a secretária executiva do Cisbaf.   

Primeiros pacientes começam a ser atendidos em setembro
            A partir do dia 08 de setembro, parte dos pacientes de Duque de Caxias não precisará mais se deslocar até a sede do INC, na Zona Sul do Rio, para realizar o exame mensal de dosagem de anticoagulação. O INC ficará responsável pela comunicação e migração dos pacientes para o novo ambulatório. Segundo dados da entidade, mensalmente duas mil pessoas do Estado do Rio de Janeiro fazem o exame, sendo 70% oriundos da Baixada. Só em Caxias mais de 300 pessoas realizam todos os meses o exame. Caberá ao Cisbaf coordenar o trabalho na Baixada.


Nenhum comentário: