Páginas

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Clínica da Família de Corumbá completa um mês com palestras e dicas de saúde

Raphael Bittencourt
Clínica da Família de Corumbá completa um mês com palestras e dicas de saúde
Pacientes comemoram abertura da nova unidade e relatam melhorias no atendimento em comparação ao antigo posto de saúde do bairro
Inaugurada no dia 5 de julho pelo prefeito Nelson Bornier, a Clínica da Família de Corumbá completou um mês esta semana. E para comemorar a data, a Equipe de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, promoveu uma série de palestras, na manhã desta quinta-feira (07), aos pacientes que aguardavam atendimento na recepção da unidade. Representantes dos programas de HiperDia (hipertensão e diabetes), Saúde do Idoso, Saúde Bucal e Nutrição tiraram dúvidas dos participantes e deram dicas que podem melhorar de forma significativa a saúde dos pacientes.

A responsável pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Alzeli Barreira dos Santos, levou diversas frutas e verduras e deu sugestões de pratos saborosos e saudáveis. A nutricionista também ensinou como aproveitar o alimento como um todo, inclusive as cascas. O aprendizado na Clínica da Família será posto em prática dentro de casa. É o que garante o aposentado Manoel Guedes, 67 anos, morador de Corumbá, que foi à unidade somente para assistir a palestra.

"Aprendi coisas muito interessantes e vou procurar colocá-las em prática e passá-las à minha família. Eu nem tinha consulta marcada, mas quis vir assim que soube que haveria a palestra. Espero que outras ações como esta sejam realizadas aqui", comemorou o idoso, que esteve na nova unidade pela primeira vez e gostou da estrutura.

Quem também aprovou as novas instalações da Clínica da Família do Corumbá foi a dona de casa Michele de Souza Duarte, 22 anos. Chamada carinhosamente de paciente VIP por enfermeiros e médicos da unidade tamanha a sua frequência nas consultas desde o tempo em que era atendida no antigo Posto de Saúde do bairro, ela compara as duas unidades. "Lá, nós aguardávamos atendimento de baixo do sol e não tinha muito espaço. Aqui, além de um ambiente mais espaçoso e refrigerado, há mais dentistas disponíveis, o que diminui o tempo de espera", disse a jovem, que também levou o filho Kevyn para uma consulta odontológica.

Além de odontologia, a Clínica da Família de Corumbá oferece atendimento em clínica médica, pediatria e ginecologia. Grávida de João Gabriel, seu quarto filho, Vanice da Silva dos Santos, 24 anos, comemorou a inauguração da unidade. "Nas outras vezes que engravidei, fiz todo o pré-natal no antigo posto. Desta vez, pude fazer parte dele aqui e vejo que tudo mudou para a melhor. O tempo de espera para atendimento diminuiu, os resultados dos exames saem mais rápido e a farmácia tem todos os medicamentos que a doutora prescreve. Antes, eu precisava tirar dinheiro do meu bolso para comprar alguns remédios", disse Vanice, que já está com 37 semanas de gestação.

Para o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior, a instalação da Clínica da Família em Corumbá resgata a cidadania dos moradores da região. "Esta unidade foi construída em um terreno que servia como depósito de lixo, um grande risco de transmissão de doenças para aqueles moradores. Hoje, aquele mesmo local abriga uma clínica totalmente refrigerada e bem equipada, com profissionais capacitados para oferecer um tratamento digno e de qualidade. É esse o padrão das outras três clínicas já inauguradas e das 16 que estão em construção”, disse o secretário.


Nenhum comentário: