Páginas

domingo, 17 de agosto de 2014

Show de solidariedade no Hospital da Posse

Doações de sangue
Doadora Patrícia Dias de Souza
Por: Fernanda Rodrigues/Semus
Show de solidariedade no Hospital da Posse
Amigos de Jefferson Lucena, filho do vereador Marcelinho Amigo das Crianças, baleado no domingo passado, e funcionários de uma empresa de Nova Iguaçu garantem reposição do estoque do banco de sangue do Hospital da Posse

Nas últimas 48 horas, a solidariedade de dezenas de voluntários fizeram com que o banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) atingisse pela primeira vez este ano o chamado nível seguro, quando o estoque fica acima da capacidade.  De terça-feira (12/08) até o fim da tarde desta sexta-feira (15), 185 bolsas de sangue haviam sido coletadas, mais que o triplo do número de doações diárias.

De acordo com o diretor geral da unidade, Joé Sestello, o aumento ocorreu em função da mobilização dos amigos e familiares de alguns pacientes internados na unidade e que serão submetidos a cirurgias, entre eles, Jefferson Douglas Lucena Loureiro, de 23 anos, filho do vereador de Nova Iguaçu, Marcelinho Amigo das Crianças (PTN). Jefferson foi baleado no sábado (9) à noite no bairro Monte Líbano, em Nova Iguaçu. O incidente sensibilizou os amigos para a doação de sangue. 

"Acho muito importante às pessoas compreenderem que doando sangue estão salvando vidas. Essa procura registrada nos três últimos dias deixará nosso estoque abastecido pelas próximas semanas, mas é fundamental que as doações sejam permanentes", explica o diretor da unidade, dizendo que por mês são coletadas de 350 a 400 bolsas, enquanto o ideal são 600. Segundo Sestello, o sangue coletado é utilizado nas cirurgias de emergência e também nas eletivas.       

 Doadora há mais de dois anos, a secretária Patrícia Dias Silva, de 36 anos, foi uma das que compareceu à unidade para o ato de solidariedade. “Meu amigo precisa de doadores do tipo O – (negativo) e o meu é A + (positivo). Mesmo o meu sangue não sendo compatível com o dele, outras pessoas que estão em situações parecidas também precisam e por isso decidir vir. É um gesto tão simples, rápido e seguro”, afirmou Patrícia.

 O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, também destacou a importância de doar sangue. “É um ato de solidariedade, um gesto de amor ao próximo, por isso, precisamos contar sempre com a participação de todos. O prefeito Nelson Bornier tem investido na aquisição de novos aparelhos e equipamentos para o hospital da Posse. Esse investimento torna os procedimentos cirúrgicos cada vez menos invasivos e mais seguros, porém, o fluxo de atendimento no Hospital da Posse, maior emergência da Baixada, é muito grande, com uma média de 500 cirurgias/mês. Manter o estoque de sangue abastecido é um desafio para todos nós, gestores e sociedade”, afirma.

O Banco de Sangue do Hospital da Posse é o único público ligado ao Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio). Em maio deste ano, ele foi integrado ao sistema online que convoca doadores de sangue por meio de alertas pelo Twitter e pelo celular através de mensagem. O alerta é enviado às pessoas que se cadastram no site do Hemorio sempre que o estoque estiver baixo.

 No HGNI o banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h30, na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953, Posse, Nova Iguaçu. Para ser um doador é preciso estar bem de saúde, não precisa de jejum, sendo necessário apenas não ingerir bebida alcoólica e comida gordurosa um dia antes de doar, trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.

Nenhum comentário: