Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Prefeito e secretários debatem melhorias para o trânsito e acessibilidade

Luiz Antunes acentuou que a Avenida Carlos Marques Rollo está sempre com carros nas calçadas
Nelson Bornier destacou a importância da participação dos comerciantes nos debates
Rubens Borborema anunciou que o governo irá instalar câmeras no centro da cidade

Por: ASCOMFotos: Alziro Xavier
Prefeito e secretários debatem melhorias para o trânsito e acessibilidade
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, e os secretários municipais Rubens Borborema (Transporte e Mobilidade Urbana) e Luiz Antunes (Defesa Civil e Ordem Pública) se reuniram, nesta quinta-feira (28-08), no Centro  Social São Vicente, com representantes do pólo automotivo e do pólo de autopeças. Um dos objetivos do encontro foi mostrar o que o governo está fazendo para melhorar a acessibilidade na cidade, principalmente nas avenidas Nilo Peçanha e Carlos Marques Rollo.

Nelson Bornier destacou a importância da participação dos comerciantes dos dois pólos no debate par o desenvolvimento da cidade. O prefeito enfatizou que já apresentou o projeto de mobilidade urbana em Brasília, mas a presidente Dilma Rousseff ainda não liberou os recursos. “Durante o meu primeiro governo, em 1998, inaugurei, com o governador Marcello Alencar, a Via Light. Resolvemos de imediato o problema de trânsito naquela época. Agora, nossa meta é ligar todo o centro da cidade, além de implantar uma linha de BRT que vá das imediações da garagem da empresa São José até Cabuçu. Outra boa notícia é que a Via Light se estenderá até Madureira”, disse Bornier.

         O prefeito revelou ainda que há um projeto para se construir uma rodoviária na Praça Santos Dumont. Mas, segundo ele, esta proposta terá que ser bem discutida com a população. Bornier frisou ainda que os comerciantes da Avenida Marques Rollo  precisam participar mais das discussões. “Estamos abertos ao diálogo e faremos o que for possível para melhorar o trânsito na Marques Rollo e no entorno, além de debatermos outras questões na cidade. Mas, repito: não posso fazer nada sozinho. A sociedade tem que participar”, finalizou.

         O representante do polo automotivo (que compreende as avenidas Carlos Marques Rollo, Oscar Soares, Getúlio de Moura e o entorno da Via Dutra), Laurênio Lourenço Pinto de Aguiar, o Leno, informou que o pólo tem cerca de 80 agências e concessionárias. Ele argumentou que o debate com o governo é fundamental para buscar soluções. “Proponho que façamos uma campanha de mídia para mostrarmos o que Nova Iguaçu tem. Por isso, a participação dos comerciantes é fundamental”, analisou.

         Mudanças na cidade
         Durante o encontro, o secretário Rubens Borborema anunciou algumas medidas que poderão melhorar o trânsito em Nova Iguaçu. Ele anunciou que serão implantadas 80 câmeras na cidade. Os semáforos também serão sincronizados de acordo com o fluxo de veículos. “Já fizemos reuniões com vários segmentos da sociedade para explicarmos as mudanças que estão acontecendo e as que virão. Mas a secretaria está portas abertas para o debate”, arrematou.

         Ao final do evento, o secretário Luiz Antunes fez uma projeção de fotos mostrando que a Avenida Marques Rollo está sempre com veículos nas calçadas, obstruindo a passagem de pedestres, entre outras irregularidades. “Fazemos operações direto lá, mas o problema é a falta de consciência das pessoas”, resumiu Antunes.

         Participaram também da reunião o presidente do Sindicato de Comércio varejista de Nova Iguaçu, Uéliton pessanha; o presidente da Associação Comercial de Nova Iguaçu, Antonio Alpino; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu, Cláudio Rosemberg; o gerente administrativo do Sebrae, Décio Lima; o presidente do polo automotivo de Nova Iguaçu, Ricardo Florence, o vereador Juninho do Pneu; o comandante do 20º batalhão de Polícia Militar, Almyr Cabral Mendonça; e comerciantes.-- 

Nenhum comentário: