Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Nova Dutra instala curral em passarela para impedir ataques de motoqueiros



Por: Geraldo Perelo Fotos de Charles Souza
Nova Dutra instala curral em passarela para impedir ataques de motoqueiros
O grupo CCR, concessionária da Nova Dutra, começou a colocar obstáculos (currais) nas sete passarelas de pedestres sobre a rodovia Presidente Dutra, no trecho ao longo da cidade de Nova Iguaçu. A medida, solicitada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, tem por objetivo reduzir a onda de bandalhas, com atropelamentos, assaltos e fugas rápidas praticados por motociclistas na região.

O secretário Luiz Antunes contou que os crimes sobre as passarelas vinham acontecendo a qualquer hora do dia e da noite. Segundo ele, os alvos preferidos dos motoqueiros são adolescentes e idosos para a prática de roubo de celular, jóia, dinheiros e até compras.

 “As passarelas em frente à indústria de canetas Compacto e do Atacadão do Carrefour eram as mais visadas pelos assaltantes, que colocam em risco a segurança dos pedestres”, disse.

Ainda de acordo com Antunes, o motoqueiro fica do outro lado da rodovia à espreita, aguardando sua ‘presa’ subir a passarela para atacar e depois fugir em um dos sentidos da Via Dutra. Segundo o secretário, os obstáculos instalados não impedem o acesso de cadeirantes, grávidas e carrinhos de bebê. “Só não permite a manobra da motocicleta para a cessar a passarela”, explica.

O uso da passarela por motociclitas fere o Artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe o trânsito de veículos em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos.

A multa para esse tipo de infração corresponde ao valor de R$ 191,54. Por ser de característica gravíssima, ela é multiplicada por três, chegando a R$ 574,62. O infrator perde também sete pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação CNH.

Segundo ainda Antunes, a medida foi uma determinação de Bornier, que contou com total apoio da concessionária Nova Dutra. “Havia muita queixa de vítimas. Isso preocupou o prefeito”, relatou.

Nenhum comentário: