Páginas

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Festival Gastronômico de Tinguá termina em grande estilo

Por:joana barros braga mineiro  Fotos: Charles Souza
Festival Gastronômico de Tinguá termina em grande estilo
Evento reúne cerca de 400 mil pessoas e acelera economia da região
“O Festival Gastronômico de Tinguá foi um sucesso”, essa foi a avaliação do secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Wagner D’Almeida, com base nos números da festa, finalizada neste domingo (18.08). Realizada entre os dias 01 e 17 de agosto, a antiga Festa do Aipim, em sua décima edição virou Festival e foi dividida em três etapas: Arraiá Iguaçu, 10ª Festa do Aipim e Nova Iguaçu Moto Show. Em 11 dias de evento, cerca de 400 mil pessoas curtiram grandes shows e degustaram a gastronomia local. A estrela principal da festa, o aipim, ganhou um aumento significativo no consumo. De acordo com dados da organização do evento, cerca de dez toneladas da iguaria foram consumidas pelos visitantes.

Além de grandes nomes da música brasileira como Ivete Sangalo, Luan Santana, Zezé Di Camargo e Luciano, Falamansa e Só Pra Contrariar, no Palco Principal, a festa contou ainda com apresentação de bandas locais, no Palco B, quadrilhas, rodeio e show de performances de motociclistas no globo da morte. Outro sucesso foi a escolha das Rainhas Adulto e Mirim da Festa do Aipim e da Garota Moto Show. A entrada e o estacionamento para dez mil veículos foram gratuitos.

O espetáculo, realizado no Parque de Eventos de Tinguá, uma área de aproximadamente 200 mil metros quadrados, próximo a reserva biológica, comportou quatro grandes restaurantes e 20 barracas de gastronomia. Tendo como base o aipim, doces, bolos, salgados, caldos, cremes, massas, bebidas e até sorvete puderam ser consumidos no Festival Gastronômico. O evento gerou emprego para mais de 1.500 moradores e deu destaque aos culinaristas locais, através do Concurso Gastronômico de Tinguá, que premiou primeiros, segundos e terceiros lugares nas categorias entrada, prato principal e sobremesa.

Com tanta oferta, quem comemorou o crescimento na procura dos produtos regionais foram os agricultores de Nova Iguaçu. A agricultora Eliana Coelho Leite da Silva, 55, moradora de Tinguá, fechou o evento em êxtase. “Ultrapassei a minha meta de dez mil reais e vou comprar meu carro”, comemorou. Sempre acompanhada do marido, Elias da Silva, 48, e da filha Hiroco Coelho Leite da Silva, 30, Eliana trabalha mais de anos como agricultora familiar e produtora rural. Na barraca da comerciante, podiam ser consumidas tapioca, sopas de mocotó, ervilha e pato, além de outros produtos cultivados e feitos por ela.

“O Festival foi muito positivo, além de gerar renda, nosso trabalho ganhou visibilidade, nossos produtos ficaram conhecidos e conquistamos clientes. Vendemos muito bem devido ao número alto de público. Paguei meus funcionários e ainda sobrou dinheiro para eu realizar meu sonho, que é a compra do meu carro. Estou transbordando de felicidade”, destacou Eliana, que já faz planos para o próximo Festival Gastronômico de Tinguá. “Vamos corrigir os erros, traçar novas metas e sonhos. Essa festa irá mudar a realidade da região”, acredita Eliana, que estava com uma barraca na área reservada para a Associação Feira da Roça, presidida por Renato Baldez.

  Capacitação e qualificação
Os profissionais que trabalharam no local, como na limpeza, bilheterias e nas barracas de culinária, foram capacitados para a função através de profissionais do Instituto META. A qualificação foi realizada através de cursos e palestras para a manipulação e preparo dos alimentos, higiene da alimentação, atendimento ao publico, apresentação, sabor e criatividade dos pratos, e em questões referentes a segurança do trabalho, como a prevenção de acidentes no preparo dos pratos.      

Além do Instituto META, os culinaristas foram capacitados por profissionais do Sebrae, especialmente nas questões que envolvem técnicas de venda, e como agregar valor ao produto e a produção local. Os que se cadastraram no Micro Empresário Individual (MEI) puderam, inclusive, requerer máquinas para a venda com cartão de crédito. Dessa forma, mesmo com o término da festa, todos estão capacitados para começar o próprio negócio. Os culinaristas receberam, ainda, outros benefícios, desde a montagem das barracas ao uniforme de trabalho.

Último dia de festa
Depois de 11 dias de festa, o Festival Gastronômico de Tinguá chegou ao fim neste domingo (17). No palco principal, o cover Guilherme Lemos fez um Tributo a Renato Russo e levou milhares de pessoas a cantarem sucessos como “Tempo Perdido”, “Será”, “Pais e Filhos” e “Faroeste Caboclo”. Com a aparência e com os trejeitos bem parecidos com os de Renato Russo, Guilherme Lemos, 39, tem 22 anos de carreira, sendo 17 dedicados ao ídolo. “Desde os 11 anos, eu já curtia a banda Legião Urbana e o poeta Renato Russo, mas só aos 21 comecei a interpretá-lo. Para o Moto Show pensei em um repertório bastante punk e um pouco de pop. Foi uma noite para relembrar canções de uma banda que marcou toda uma geração”, enfatizou o cantor.

O cover, que se apresentou pela segunda vez em Nova Iguaçu, ficou impressionado com a grandiosidade do evento. Guilherme foi conferir o tamanho do palco antes de se apresentar e ficou admirado com a estrutura. O cantor já ganhou o “Se Vira Nos 30”, do Domingão do Faustão, na TV Globo, por ser tão parecido e cantar como o poeta Renato Russo.

Fã há mais de 20 anos de Renato Russo, o técnico de informática Sérgio da Silva Araújo, 42, morador de Comendador Soares, revelou que passou a semana ansioso pelo tributo a Renato Russo. “Lembro de quando eu tinha uns 17 anos e tocava uma guitarra imaginária e dava um show no meio da sala. Quando meu filho nasceu, ele só dormia quando eu cantava ‘Eduardo e Mônica”. A Legião Urbana faz parte da minha história e marcou vários momentos da minha vida. Guilherme é sereno e muito parecido com Renato Russo. Me emocionei da mesma forma com o cover”, disse Sérgio, que conseguiu subir ao palco para ouvir suas músicas preferidas “Sereníssima” e “Metal Contra As Nuvens”.

 No Palco B, as bandas Obscura, Perímetro Urbano, Taturana de Aço, Biografia e NV tocaram sucessos do rock e esquentaram o público. O grupo Ximenes fechou as apresentações no Palco B com hits de Zé Ramalho, cantor e compositor paraibano.

Apoio
A Prefeitura de Nova Iguaçu apoia institucionalmente o Festival Gastronômico de Tinguá, sem destinar dinheiro público para a realização da festa. Além de disponibilizar o Parque de Eventos de Tinguá, totalmente iluminado e com sistema de água e coleta de esgoto, a Prefeitura solicitou aos organizadores do evento a participação de artistas locais e a gratuidade no estacionamento e na entrada.

A Prefeitura se preocupa também com a preservação da Reserva Biológica de Tinguá e com a sustentabilidade da região. De acordo com a Prefeitura de Nova Iguaçu, o impacto ambiental do evento irá gerar o plantio de mais 30 mil árvores e todo o óleo utilizado será devidamente recolhido do Parque de Eventos. A Prefeitura de Nova Iguaçu coloca, ainda, a disposição do evento e dos freqüentadores organização e fiscalização do trânsito, fiscalização do transporte público, limpeza diária do local e recolhimento do lixo, e ordenamento do solo público.

Tinguá, em Nova Iguaçu, é uma região que conta com o charme de uma reserva biológica em seu entorno, a qual é declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1997.

Nenhum comentário: