Páginas

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Bicho de Pé convida público para conhecer o Festival Gastronômico de Tinguá

Por:Joana Mineiro FOTOS: Charles Souza
Bicho de Pé convida público para conhecer o Festival Gastronômico de Tinguá
Segundo dia do mega evento reúne milhares de pessoas
Com sorriso largo no rosto e esbanjando simpatia, Janaína Pereira, vocalista da banda Bicho de Pé, se encantou pelas iguarias de Tinguá e intimou o público a conferir o evento. “Está fazendo o quê em casa? Venha conhecer o Festival Gastronômico de Tinguá, em Nova Iguaçu. Aqui tem comida, música e estrutura de primeiro nível. Estou impressionada. A festa está maravilhosa”, disse Janaína durante entrevista.

Sem cerimônias, enquanto conversava com a imprensa e recebia fãs no camarim, a vocalista provou e aprovou o famoso aipim da região. Bicho de Pé se apresentou neste sábado (02.08), segundo dia do Festival Gastronômico, e deu continuidade ao arrasta pé iniciado por Falamansa, na última sexta-feira (01.08). A festa é realizada no Parque de Eventos de Tinguá, em uma área com cerca de 200 mil metros quadrados.

A banda de forró, que foi uma das semifinalistas do programa Superstar da Rede Globo em junho, levantou milhares de pessoas, fez os casais dançarem agarradinhos e esquentou a noite fria de Tinguá. Bicho de Pé tocou ritmos variados e dançantes do norte e nordeste, como xote, baião, forró, xaxado, maracatú, carimbó e arrastapé. Sucessos de artistas consagrados como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Elba Ramalho, e também de autoria própria, exemplo a música “Nosso Xote”, estavam na boca do povo.

O casal de professores e namorados Danúsia Mariano, 30, e André Siqueira, 34, que moram no Bairro da Luz, comentaram que foram para assistir o show da banda e se depararam com um espetáculo completo. “Viemos por causa da Bicho de Pé e nos surpreendemos com uma festa espetacular. Amamos assistir o rodeio, comemos uma deliciosa carne de sol com aipim e estamos impressionados com a estrutura e segurança da festa”, enfatizou o casal, que dançou o show inteiro.

Neste domingo (03.08), o Arraiá Iguaçuano segue com quitutes regionais, apresentações de quadrilhas juninas, bandas locais, rodeio e o show principal, que será comandado pelos forrozeiros da Banda Pimenta do Reino. As atividades terão início por volta das 15h. Além da entrada, o estacionamento, com capacidade para dez mil veículos, é gratuito.

QUADRILHAS
O sábado também contou com apresentações de bandas de forró locais, que não deixaram o público parado. Entre as apresentações, aconteceu a segunda etapa do Campeonato Iguaçuano de Quadrilhas. Com coreografias elaboradas e figurinos luxuosos, as equipes Luz de Fogo, Mata o Velho, Junina Carcará e Universo deixaram o público de queixo caído. Na sexta-feira (01.08), outras quatro quadrilhas se apresentaram e também estavam aguardando ansiosamente pelo resultado, anunciado pelo presidente da Liga Independente das Quadrilhas Juninas de Nova Iguaçu (Liquajuni), Pedro Paulo.

A grande campeã iguaçuana foi a quadrilha Junina Carcará, com 24 pares, que se apresentou pela primeira vez em uma competição e já levou o troféu, além de embolsar R$ 2 mil. O tema do grupo foi “O mágico de OZ”, com inspiração no nordeste. O diretor de elenco e também dançarino, Tadzio Wam-Lume, agradeceu a oportunidade que o festival proporcionou e disse que quer mais. E o show das quadrilhas não para por aí. Neste domingo (03.08), acontece, ainda, o campeonato estadual, com a apresentação de oito quadrilhas de diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro.

RODEIO
Outro show simultâneo que está atraindo e surpreendendo o público é a Cia de Rodeio Falcão. Montado em uma grande arena, com capacidade para 4.500 pessoas, o espetáculo a céu aberto oferece adrenalina e muita diversão aos expectadores. O evento conta com a competição de peões de todo o Brasil, que montam em touros, além de shows pirotécnicos e apresentação de cavalo e palhaços. O público pode conferir o espetáculo até o dia 10 de agosto, quando deverá ser anunciado o campeão da competição.

Os iguaçuanos estão na torcida pelo peão Ueliton Marques, morador de Marambaia, sub-bairro de Tinguá. Com mais de 40 títulos de campeão, Tuchinho, como é conhecido, destacou que os melhores touros que ele já montou foram em Nova Iguaçu, Barack Obama e Bolero. Tuchinho garantiu que irá lutar por mais uma fivela, prêmio dos peões, além dos R$ 8 mil. “É a primeira vez que eu me apresento na minha cidade. Quero dar esse gostinho de vitória para os iguaçuanos e para a minha família que mora aqui”, disse.

ACESSIBILIDADE
         “Todas as pessoas com deficiência podem participar do evento com tranquilidade e segurança”, declaração dos pais do estudante Rian Rezende Ferreira, 11 anos, que é cadeirante. A dona de casa Luciana Rezende, 30, e o aposentado João Carlos Guimarães, 63, moradores do bairro Vila de Cava, ficaram tranquilos com a estrutura da festa e realizados com a felicidade do filho. “Quase não frequento shows por causa das dificuldades e meus pais sempre ficam preocupados com a minha segurança. Estou radiante por poder curtir essa grande festa. Estou me divertindo muito. Quero voltar todos os dias”, disse Rian empolgado. O evento conta com local específico próximo ao palco para pessoas com deficiência e banheiros com acessibilidade. 

Nenhum comentário: