Páginas

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Hospital da Posse bate recorde em cirurgias ortopédicas



 Fernanda Rodrigues Foto: Everton Barsan/Divulgação
 Hospital da Posse bate recorde em cirurgias ortopédicas
Maior emergência da Baixada Fluminense, a unidade fez, nos primeiros seis meses deste ano, 23% mais procedimentos do que no mesmo período do ano passado
O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) - maior emergência da Baixada Fluminense – bateu recorde de cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade. Nos seis primeiros meses deste ano, 1.357 procedimentos foram realizados, 23% a mais do que no mesmo período de 2013, quando foram feitas 1.097 cirurgias. Se comparado ao quantitativo total das intervenções cirúrgicas realizadas na unidade de janeiro a junho de 2014 (2.752 emergenciais/eletivas), as cirurgias ortopédicas também representam números expressivos: 49%.                                                                                              
De acordo com o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Junior, os resultados positivos se devem não apenas aos investimentos na estrutura, mas também ao comprometimento e qualidade técnica da equipe. "Como ortopedista, tenho um cuidado especial com o setor, por isso designei os doutores Manoel Gonçalves e Luís Carlos Cavalcante para assumirem a missão de reestruturar o serviço melhorando a qualidade do atendimento e também a residência médica, que forma especialistas nessa área. A parceria com o Into é um outro ponto importante por oferecer treinamento a nossos residentes e atendimento a patologias mais graves”,  ressalta o secretário.

                A parceria citada pelo secretário entre o HGNI e o Instituto Nacional de Traumatologia (Into) – referência no estado em cirurgias ortopédicas – está aperfeiçoando as técnicas dos médicos residentes em ortopedia das duas unidades.  O intercâmbio entre os residentes começou no mês passado com capacitação nas áreas de atendimento, cirurgias ortopédicas e de traumatologia. “Os médicos residentes estão tendo a oportunidade de ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos. Em todas as especialidades, a residência é fundamental para a formação de um bom médico e sua excelência na medicina. Em cirurgias de emergência, uma das especialidades do HGNI, por exemplo, é essencial que o médico/cirurgião em traumatologia esteja preparado para atender qualquer tipo de caso”, destaca o diretor geral do HGNI, Joé Sestello.

                Entre as especialidades que estão sendo estudadas pelos residentes do HGNI estão: cirurgias no joelho, quadril, mãos, ombros, cotovelo, traumatologia e oncologia, além de atendimento nos setores de ambulatório, clínica médica e avaliação pré e pós cirúrgica. Ao final do estágio, previsto para setembro, os residentes serão submetidos a avaliações com provas teóricas e práticas. “A ideia é que durante esse período os médicos possam vivenciar a rotina de cada unidade e trocar experiências. O Into já é um grande parceiro do HGNI para regulação de leitos em casos de cirurgias ortopédicas mais especificas. Agora, com esse convênio, nossos residentes terão a oportunidade de se especializarem, ampliarem e atualizarem seus conhecimentos, o que é fundamental na profissão. Tenho certeza que essa troca de experiência será benéfica para ambas às unidades”, garante o chefe da ortopedia do HGNI, Manoel Gonçalves Neto.

                No final do ano passado, o HGNI recebeu pela terceira vez do Ministério da Educação o certificado de Hospital de Ensino para graduação e residência médica (a primeira foi em 2007).

Nenhum comentário: