Páginas

domingo, 10 de agosto de 2014

Só Pra Contrariar toca sucessos dos 25 anos de carreira na Festa do Aipim

Por:Joana Mineiro FOTOS: CHARLES SOUZA
Só Pra Contrariar toca sucessos dos 25 anos de carreira na Festa do Aipim
Público lota sexto dia de festa
Mesmo debaixo de chuva e com um frio em torno dos 10º, cerca de 60 mil pessoas lotaram a 10ª Festa do Aipim, no Festival Gastronômico de Tinguá, nesta sexta-feira (08.08). Os pagodeiros do Só Pra Contrariar, que trouxeram para Nova Iguaçu a nova turnê SPC 25 anos, eram os mais esperados da noite. “Já nos apresentamos algumas vezes em Nova Iguaçu, mas esse é o nosso primeiro show em Tinguá. Nada melhor que um cenário paradisíaco como este para comemorarmos 25 anos de carreira, com um público que também faz parte da nossa história”, comemorou Alexandre Pires.

Como bons mineirinhos, os irmãos Alexandre e Fernando Pires confessaram que estavam ansiosos para provar o aipim da região, conhecido por eles como mandioca. “A mandioca é muito tradicional em Minas e nós somos fãs, comemos com bastante frequência essa delícia”, destacou Alexandre. Com um show completo, o grupo tocou sucessos recentes e também dos anos 90 como “Me perdoa”, “Sai da Minha Aba”, “Tão Só” e “Depois do Prazer”. O público dançou e cantou do início ao fim do show.

A advogada Sônia Araújo, 40, e a estudante Giovana Araújo, 13, moradoras de Jardim Paraíso, sabiam cantar todas as músicas. Mãe e filha dançaram o show inteiro. “Não só o show, mas o festival inteiro está maravilhoso. A Festa do Aipim melhorou muito. Nos surpreendemos com a organização, tranquilidade e segurança. As comidas e o show foram os pontos altos da festa. Pretendemos voltar outras dias”, disse Sônia.

O pagode dominou o sexto dia de festa. Assim como o Só Pra Contrariar, o grupo Swing e Simpatia apresentou-se no palco principal e cantou sucessos que estavam na boca do povo. No palco 2, os artistas da região Quem Sabe é Nós, Balangandã, Só Damas, Stillo X, Império da Uva e Pirraça levantaram a galera.

Um show simultâneo que está atraindo e surpreendendo o público é a Cia de Rodeio Falcão. Montado em uma grande arena, com capacidade para 4.500 pessoas, o espetáculo a céu aberto oferece adrenalina e muita diversão aos expectadores. O evento conta com a competição de peões de todo o Brasil, que montam em touros, além de shows pirotécnicos e apresentação de cavalo e palhaços. O público pode conferir o espetáculo até o dia 10 de agosto, quando deverá ser anunciado o campeão da competição. 

Neste sábado (9), o público vai conferir o show de Zezé Di Camargo e Luciano, com abertura do funkeiro Buchecha, além da escolha da Rainha do Aipim. Luan Santana fecha a festa domingo (10). Também no domingo, Bento e Mariano agitam o público. Na próxima semana, a festa continua com a terceira fase do Festival Gastronômico de Tinguá, o Moto Show. A banda Faixa Etária se apresenta na sexta (15), Celebrare no sábado (16) e Guilherme Lemos no domingo (17). O Parque de Eventos abre durante a semana às 18h e às 10h nos finais de semana.

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE TINGUÁ – FESTA DO AIPIM
Tendo o aipim como estrela principal, o Festival Gastronômico de Tinguá já reuniu cerca de 200 mil pessoas do dia 1º até o dia 8. No mesmo período, mais de três toneladas de aipim foram consumidas pelos visitantes. O evento, realizado entre os dias 01 e 17 de agosto, gera emprego para mais de 1.500 moradores e dá destaque aos culinaristas locais.

E quem se orgulha muito desse resultado positivo é o estofador e vendedor de aipim Carlos Alberto de Campos, 66, mais conhecido como “Nonô”. Morador há 30 anos de Tinguá, Nonô foi um dos fundadores da festa, em 2003. “Pensando em divulgar nossa matéria-prima, o aipim, além dos produtos feitos com ele, e de gerar renda para os agricultores e comunidade em geral, idealizei a Festa do Aipim. Tinguá é um santuário de tesouros, e o objetivo continua sendo atrair visitantes e alavancar a economia da região, abrir portas e gerar empregos. Claro que os resultados vêm em longo prazo, mas acredito que já estamos começando a colher bons frutos”, comemorou.

Nonô revelou ainda que, no início, o apoio do prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, foi fundamental. “Na época, Bornier acreditou no meu sonho e investiu no projeto. Alguns governos depois não deram a merecida importância, mas hoje, novamente no governo Bornier, a festa voltou a ganhar investimentos de empresários e apoio da Prefeitura. Sinto-me realizado ao ver a grandiosidade que o meu humilde projeto ganhou. A Festa do Aipim está mudando a realidade da nossa comunidade”, enfatizou emocionado.

Tinguá, em Nova Iguaçu, é uma região que conta com o charme de uma reserva biológica em seu entorno, a qual é declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1997. Em sua décima edição, o evento acontece no Parque de Eventos de Tinguá, uma área de aproximadamente 200 mil metros quadrados, próximo a reserva biológica. A entrada e o estacionamento, para dez mil veículos, são gratuitos.

TRÊS EVENTOS EM UM
Focado em grandes shows e na gastronomia local, o “Festival Gastronômico de Tinguá”, foi divido em três grandes eventos:

 Arraiá Iguaçu, nos dias 1, 2 e 3, com shows típicos (quadrilha), shoes de grandes artistas e rodeio, e recebeu ainda a final do Campeonato Estadual de quadrilha juninas.

A 10ª Festa do Aipim, nos dias 6, 7, 8, 9 e 10, conta com barracas de comidas típicas da região, Cia Falcão de Rodeio e shows de grandes artistas.

E o Nova Iguaçu Moto Show, nos dias 15, 16 e 17, reunirá mais de cinquenta motoclubes da cidade, além de vasta programação.

APOIO
A Prefeitura de Nova Iguaçu apoia institucionalmente o Festival Gastronômico de Tinguá, sem destinar dinheiro público para a realização da festa. Além de disponibilizar o Parque de Eventos de Tinguá, totalmente iluminado e com sistema de água e coleta de esgoto, a Prefeitura solicitou aos organizadores do evento a participação de artistas locais e a gratuidade no estacionamento e na entrada.

A Prefeitura se preocupa também com a preservação da Reserva Biológica de Tinguá e com a sustentabilidade da região. De acordo com a Prefeitura de Nova Iguaçu, o impacto ambiental do evento irá gerar o plantio de mais 30 mil árvores e todo o óleo utilizado será devidamente recolhido do Parque de Eventos. A Prefeitura de Nova Iguaçu coloca, ainda, a disposição do evento e dos freqüentadores organização e fiscalização do trânsito, fiscalização do transporte público, limpeza diária do local e recolhimento do lixo, e ordenamento do solo público.

Nenhum comentário: