Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu precisa de doadores

A doação pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h30.
Foto: Fernanda Rodrigues
Banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu precisa de doadores
O Hospital de Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) precisa de doadores de sangue e mais uma vez pede ajuda aos voluntários para que compareçam à unidade e façam a sua doação. O Banco de Sangue do hospital – único público da Baixada Fluminense – está com o limite muito abaixo do ideal. Para atender a demanda é necessário que o estoque seja mantido, com no mínimo, 600 bolsas de sangue por mês.
            Hoje cerca de 40% das transfusões de sangue realizadas no hospital são destinadas aos pacientes atendidos na emergência, que recebe pessoas de toda Baixada Fluminense, e ainda acidentados da Rodovia Presidente Dutra. O baixo estoque de sangue prejudica também as cirurgias eletivas. “Diariamente o hospital realiza cirurgias em diversas especialidades, desde ortopedia até neurocirurgia. Uma unidade com o fluxo intenso de pacientes como o Hospital da Posse não pode em momento algum ficar sem estoque de sangue. Se ele estiver baixo, será necessário adiar as cirurgias eletivas para não deixar de atender a emergência, por isso, a necessidade urgente e diária de doadores de sangue”, alerta o diretor geral da unidade, Joé Sestello.

No Brasil, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apenas 1,9% da população doa sangue, quando o ideal deveria ser acima de 3%. O secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior, lembra da importância do gesto. “Doar sangue é fundamental para salvar pacientes que necessitam de transfusão durante uma cirurgia. Somos a grande emergência da Baixada Fluminense e atendemos todo tipo de paciente. Com as melhoras que vêm sendo promovidas no hospital, a população tem procurado cada vez mais a unidade e o número de atendimentos triplicou. Hoje realizamos em média 500 cirurgias por mês”, ressalta.

            O Banco de Sangue do HGNI é ligado ao Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) e  funciona de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 12h30, no primeiro andar do hospital, localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953,  Posse, Nova Iguaçu. Para doar é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde.

-- 
Fernanda Rodrigues 
Assessoria de Imprensa 
(21) 7225-6211

Nenhum comentário: