Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

HGNI é integrado à rede Hospitais Verdes

Lixeira de coleta seletiva foram instaladas para conscientizar funcionários e pacientes na separação do lixo

Fernanda Rodrigues Foto: Everton Barsan
HGNI é integrado à rede Hospitais Verdes

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) acaba de ser integrado a uma rede global de Hospitais Verdes e Saudáveis, tornando-se a primeira unidade de saúde pública da Baixada Fluminense – e uma das poucas no estado do Rio – a receber o credenciamento. O título, conferido pela Ong Hospitais Verdes e Saudáveis, é pelo incentivo às práticas de reciclagem e sustentabilidade adotadas na unidade.

A iniciativa em transformar o Hospital da Posse em uma unidade ecologicamente sustentável surgiu no ano passado, com o projeto Reciclarte. Com criatividade, materiais utilizados no dia a dia, como papel, garrafas pet, copos descartáveis e papelão são transformados em brinquedos, bonecos e até poltronas infantis. As peças são utilizadas nas ações educativas e culturais promovidas dentro do hospital e na classe hospitalar – onde acontecem as aulas das crianças internadas. Além disso, lixeiras de coleta seletiva foram instaladas em diversos pontos do hospital.
   
 “A reciclagem é uma importante forma prevenção, inclusive de doenças, pois evita o desperdício e, consequentemente, o despejo do lixo em locais inadequados, causando a contaminação e agravando os problemas de saúde. O lixo hospitalar, por exemplo, precisa ser descartado de forma segura e é feito por empresa especializada. A Prefeitura de Nova Iguaçu tem feito seu papel mantendo a coleta regular de lixo em toda cidade e o despejo em aterros sanitários ecologicamente corretos. Entretanto, é preciso que cada um também faça sua parte através da conscientização ambiental, por isso a importância de ações como essa no HGNI, que recebe pacientes de diversas regiões”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior.

O próximo passo é obter o “Selo Verde”, que certifica unidades de saúde que fazem o reaproveitamento de 100% dos materiais através da economia sustentável. O regulamento determina que os hospitais cumpram, no mínimo, duas das dez metas estabelecidas pela Ong, que são: liderança (educação ambiental); substâncias químicas (substituir substâncias perigosas por alternativas mais seguras); resíduos (separação e reaproveitamento); energia (geração de energia renovável); água (reduzir consumo); transporte; alimentos (consumo saudável); produtos farmacêuticos (administração segura e destinação correta); paisagismo (áreas verdes); e compras (produtos e materiais seguros e saudáveis).

“Como o Hospital da Posse já vem promovendo desde o ano passado cinco das dez metas de educação ambiental, tais como separação de resíduos, economia de energia e água, paisagismo, a expectativa é que o Selo Verde seja concedido ainda este ano. O reaproveitamento de materiais utilizados dentro dos hospitais, além de ser ecologicamente correto é economicamente benéfico também, gera uma consciência ambiental não só aos funcionários, que interagem e participam da coleta seletiva, mas também aos familiares e pacientes”, garantiu a coordenadora da Gerência de Resíduos Sólidos em Serviços de Saúde do HGNI, Solange Costa.

O diretor geral do HGNI, Joé Sestello, ressalta a importância do Selo Verde para o hospital. “Quando o prefeito Nelson Bornier assumiu o governo a primeira medida foi decretar calamidade pública na saúde. No HGNI encontramos um cenário de abandono, sujo e cheio de lixo acumulado. Isso propiciava a contaminação nos pacientes com risco iminente de infecção hospitalar. Hoje a realidade é outra. O credenciamento de Hospital Verde é um reconhecimento do trabalho constante em melhorias que estão sendo realizadas no HGNI”, comemora.




-- 
Fernanda Rodrigues 
Assessoria de Imprensa 
(21) 7225-6211

Nenhum comentário: