Páginas

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Mensagem de Picciani à CBN RiO

Aliança PT – PMDB
O PMDB e o PT tanto, a nível estadual quanto nacional, participam um do governo do outro desde 2007. Nós sempre vamos acreditar no entendimento. Acreditamos que o entendimento sempre é o melhor caminho. É natural que os partidos da base procurem, numa eleição de dois turnos ,se firmar no primeiro turno. É preciso ter calma nessa hora.

Sobre o PMDB não ser cabeça de chapa para governador
Os dois governos do PMDB marcam uma linha divisória de governos que de 1982 pra cá foram extremamente desorganizadores da vida no Rio de Janeiro. O governador Sérgio Cabral enfrentou um problema na segurança que se dizia não ter solução. O Rio de Janeiro está no rumo certo. 13 grandes investimentos de grandes empresas na área de pesquisa vieram para o Rio, temos o menor índice de desemprego do País, o Metrô está indo à Barra, temos o Arco Metropolitano que é a redenção da baixada.. É um governo estruturante. Temos a primazia e a maioria, somos o partido mais forte no estado e é evidente que teremos o candidato a governador para dar continuidade a este governo.

Sobre o desejo do PT de ter o senador Marcelo Crivella como vice
Acho desrespeito com o senador Crivella chamá-lo para ser vice. Imagino que o PMDB estará no segundo turno exatamente contra o Crivella. O PT nas últimas eleições majoritárias teve 3%. Um pouco de calma e menos arrogância é recomendável.

Chances de Lindbgerh nas eleições
Eu verifico que o senador Lindbergh é candidato há quatro anos. Ele utilizou o tempo de TV nas eleições municipais, o que o Pezão não fez em respeito aos seus companheiros de partido, e ele tem 6 pontos de diferença pro Pezão. Lindbergh é conhecido por 96% da população, e o Pezão por 40%. O Pezão assume o governo em abril, e nós vamos ultrapassá-lo com muita facilidade. O Lindbergh, se for candidato, vai chegar em quarto lugar.

Quadro estadual X quadro nacional
O PT está fazendo um grave erro de avaliação. O Lula e a Dilma são quadros experimentados, sabem que esta será uma eleição nacional difícil de se trabalhar no País. Na eleição passada o José Serra teve 44,5% dos votos. Esta eleição é muito mais dura, com dois candidatos de oposição muito sólidos e experientes. Nosso esforço é de manter a aliança a nível nacional e estadual. É natural que o candidato a governador saia do PMDB. Nós vamos aguardar.

Possibilidade de Cabral ser candidato ao senado com apoio de Lindbergh
O PMDB tem uma decisão definitiva, que é a candidatura do Pezão para governador. Há um apelo unânime dentro do partido para que o governador Sérgio Cabral seja candidato ao Senado, mas ele colocou que, objetivamente, o fundamental é colocar no governo aquele que ele considera o mais preparado, que conhece perfeitamente os avanços e é mais capaz de consolidá-los, que é o Pezão. Portanto todo o restante vai estar aberto para negociação. Mas a candidatura definitiva neste momento é a do Pezão.

Saída do PT do governo
Não temos tratado internamente da questão do PT. O Cabral gosta muito do desempenho do PT, do Carlos Minc na Secretaria de Meio Ambiente e do deputado Zaqueu Teixeira na de Assistência Social. Por nós eles permanecem no governo, mas este é um problema do PT. Achamos ruim depois de sete anos eles saírem do governo, mas é uma questão interna do PT que não cabe ao PMDB interferir.

Nenhum comentário: