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segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Cota única do IPTU de Nova Iguaçu terá desconto de até 15%

Por:ASCOM
Cota única do IPTU de Nova Iguaçu terá desconto de até 15%
             A Prefeitura de Nova Iguaçu já começou a enviar para a casa dos contribuintes os 240 mil carnês do IPTU-2014, cuja cota única terá desconto de 15% se for paga até 30 de janeiro. O imposto também poderá ser pago em até 10 parcelas, dependendo do valor. Este ano, a Prefeitura  extinguiu a taxa de via (tributo embutido no total do imposto),  deixando assim o IPTU mais barato.

            De acordo com o secretário municipal de Economia e Finanças,  Luiz Carlos Mayhé, até agora já foram postados 130 mil carnês nos Correios. Ele destacou ainda que os descontos da cota única são concedidos de acordo com os prazos estabelecidos. Quem pagar até o dia 28 de fevereiro, por exemplo, terá um desconto de 10%. Até 15 de março o abatimento cai para 5%. A cota única também poderá ser quitada até 30 de março, mas sem desconto. O IPTU poderá ser pago em qualquer banco até a data do vencimento.

            Luiz Carlos Mayhé enfatizou que os carnês  que possuam o mesmo endereço do terreno estão bloqueados para que o contribuinte compareça à Prefeitura e indique o endereço de sua residência. ““É necessário que o proprietário venha à Prefeitura com um comprovante de residência para atualizarmos o cadastro e levar o carnê. No ano seguinte este problema não acontecerá mais”, concluiu Mayhé, salientando que a segunda via do IPTU poderá ser impressa no site da Prefeitura: WWW.novaiguacu.rj.gov.br, no link IPTU 2014 – segunda via.

Inadimplência
O secretário revelou ainda que a taxa de inadimplência gira em torno de 50%. Mas, segundo ele, este índice deverá diminuir por causa do Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis), que renegociou dívida de 54 mil contribuintes. “Muitas pessoas recebiam dois carnês de um imóvel só e não pagavam. Com o Refis corrigimos diversas distorções e a inadimplência agora deverá baixar. Ainda estamos avaliando milhares de processos e esperamos concluí-los o mais rápido possível para que as pessoas tenham a situação fiscal regularizada”, finalizou o secretário, alertando para que o contribuinte não procure nenhum intermediário para resolver qualquer tipo de problema fiscal. O ideal é procurar o balcão de atendimento na Prefeitura (Rua Athaíde Pimenta de Moraes, 528, Centro).



        Sobre imóveis que ainda não estão lançados na Prefeitura, Luiz Carlos Mayhé orienta aos contribuintes para que eles procurem o setor de cadastro da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, na Prefeitura, para que um procedimento simplificado seja feito no local. “A determinação do prefeito Nelson Bornier é que facilitemos a vida das pessoas. Elas precisam apenas trazer identidade, CPF, comprovante de residência para fazer o cadastro do imóvel. Se precisar de outro documento, a atendente irá falar na hora. É bom frisar que não há nenhuma cobrança de taxa neste serviço”, arrematou. 

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