Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

HGNI recebe novos equipamentos

 Os equipamentos irão reforçar os atendimentos aos pacientes atendidos no HGNI
Por:Fernanda RodriguesFoto: Everton Barsan
HGNI recebe novos equipamentos
 Os aparelhos foram adquiridos por meio de pregão eletrônico em parceira com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf)

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) – maior emergência da Baixada Fluminense – começou a receber as primeiras remessas dos novos equipamentos médicos que irão reforçar e melhorar os atendimentos aos pacientes que precisam de cirurgia de emergência ou eletiva. Os materiais foram adquiridos por meio de uma parceira entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e Ministério da Saúde, totalizando um investimento de R$ 3 milhões.

Na lista estão incluídos mais de 30 itens, entre eles, serras pneumáticas para osteotomia (esterno e osso) - utilizadas em cirurgias ortopédicas-, respiradores, ventiladores pulmonares, ultrassom, aparelhos de vídeo broncoscopia, endoscopia e laparoscopia, mesas cirúrgicas, eletrocardiogramas, entre outros, como o aparelho “Dermatomo”, que irá auxiliar nos procedimentos cirúrgicos para enxerto de pele, entre outros. Com isso, o hospital passa a ser um dos únicos públicos da Baixada Fluminense a possuir a técnica (atualmente apenas o Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, tem o aparelho).

 “Com a aquisição desses equipamentos, haverá um reforço significativo no arsenal de aparelhos médicos que, com certeza, irão trazer uma melhora no atendimento da unidade. Com o aparelho Dermatomo, por exemplo, à disposição dentro da unidade, às cirurgias de enxerto de pele poderão mais rápidas e com mais precisão, facilitando na cicatrização e sendo menos evasiva ao paciente. Antes, precisávamos pedir “emprestado” ao governo Estadual”, disse o diretor geral do HGNI, Joé Sestello.

Os equipamentos fazem parte de um pacote de itens comprados por licitação em dois pregões eletrônicos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu em parceira com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf). O objetivo foi captar empresas que oferecessem menor preço de custo na venda, gerando, assim, uma economia de R$ 50 mil para a Prefeitura.

“Melhorar a saúde pública iguaçuna sempre foi uma das prioridades na gestão do prefeito Nelson Bornier. No ano passado, conseguimos dar os primeiros e significativos passos para que a população pudesse, enfim, receber um atendimento digno e humanizado no HGNI. Sabemos que muito ainda terá que ser feito, mas em 2014 novos passos serão dados, e um dos primeiros será reequipar a unidade com aparelhos novos e modernos e inaugurar o setor de pediatria, que está sendo totalmente reformado”, afirma o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior.   


Nenhum comentário: