Páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Um domingo no E.C.R. Tinguá

Por: Wandemberg
Um domingo no E.C.R. Tinguá
Quem frequenta a localidade sabe. Tinguá aos 'pés' da Serra dos Caboclos em Nova Iguaçu - Rio de janeiro - Brasil -  é um vício, uma ‘cachaça’. No bom sentido é claro! Não é por acaso que minha neta Jully, sempre diz: 
- Vô, você só escreve em seu jornal sobre Tinguá! 
Não é bem assim, mas minha neta tem certa razão, não sai uma edição do FOLHAdoIGUASSÚ, seja: blog, jornal On Line ou papel, sem que se anote alguma coisa sobre o bairro! É intuitivo! Pudera, desde os tempos inesquecíveis do *‘Maria Fumaça’, não houve um mês sequer sem que eu desse um ‘pulinho’ a essa que é, a meu ver, a localidade mais charmosa da Baixada Fluminense, e, que trás em si grande poder de fascínio sobre muita gente. Eu sou um desses fascinados que vive sob os influxos etéreos do lugar, onde tenho muitos amigos. Porém, o que minha neta não pode ignorar é que, além das razões afetivas, há, ainda, o apelo jornalístico despertado pela exuberância  da localidade repleta de belezas naturais e outras: rios, riachos, cachoeiras, história, estórias, a Reserva Biológica em melhor estado de conservação da Mata Atlântica, sem falar na fauna, na flora e nas pessoas! 

Tive o privilégio de conhecer alguns pontos da mata, mas belezas naturais à parte, um dos locais mais interessantes do Bairro é o Esporte Clube Recreativo Tinguá, que vem crescendo muito em patrimônio e organização. Geralmente se diz que o segredo para uma instituição crescer são os empurrões dado pela oposição. Não no G.R.E. Tinguá! No Tinguá é diferente. Nunca vi oposição nesse clube, mesmo assim ele não para de crescer. Ali as diretorias se revezam em curto período de tempo, sem que nenhum Presidente se perpetue no poder, todavia os que saem continuam dando apoio: amplo, total, irrestrito aos novos gestores.  Quem ganha com isso é a Instituição. Nem a política (câncer dos clubes) consegue ganhar frente dentro da agremiação. Não é que não tenha políticos no lugar! Tem, mas dentro da organização se comportam com admirável senso ético, se pautando no sentido de aliar esforço sempre em prol da agremiação.

Só para abordar o tema futebol local, além da categoria amador e da escolinha de futebol sob os auspícios de Marquinho, nas manhãs de domingos tem também o futebol dos veteranos, oportunidade em que os adeptos da agremiação passam a manhã e às vezes até o dia inteiro, numa notória comunhão. Sempre tem um churrasco acompanhado por uma comidinha caseira que sai não se sabe de onde, mas que tem, tem!

Dentre dirigentes e colaboradores encontramos nomes de pessoas tão sérias quanto apaixonadas, não apenas pelo clube, mas também por Tinguá como um todo, como: Benito, Adelson, Odir, Reginaldo (Amiguinho), Joacir, Arnaldo, Vurlon, Gê, Roberto, e muitos outros que, por motivo exclusivo de 'destrambelho de memoria' não me ocorre no momento o nome , pelo que peço mil perdões!

Outro setor de importante atividade para Tinguá é a Associação de Moradores, agora com nova diretoria, com nomes como: Naum, Cesar Sanches, Nivaldo e outros baluartes, dos quais muito se espera dado ao elevado nível  moral e da capacidade de  cada qual e, ainda, a notória intenção  do Governo Municipal em levar maior desenvolvimento para a região. Mas desse falaremos em outra oportunidade!  

*Maria Fumaça - trem à vapor, em desuso, que espargia fumaça por uma grande chaminé, no qual os vagões eram puxados por uma máquina alimentada à lenha ou carvão.


Importante: Você poderá ler a última edição do Jornal FOLHAdoIGUASSÙ na íntegra, para isso é só clicar lá encima, abaixo da logomarca, onde se lê Versão Online, em segundos aparecerá a capa sobreposta às miniaturas das páginas. Dê outro clique em cima da capa e o foco estará na medida certa, aí é só escolher a página e correr o Mouse. 

Nenhum comentário: