Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

"Brasil Acima de Tudo!" - Brigada de Infantaria Paraquedista faz 70 anos de existência

Garbo e determinação, assim é nossa tropa de elite
Nós que um dia perfilamos nesse mesmo local, fomos lá para representar os PQDT de Nova Iguaçu
Anderli, hoje, fotógrafo da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, 'ontem' nas fileiras pqdt, todos os anos participa das Festividades da Brigada, a exemplo de Bolsonaro
" Brasil Acima de Tudo!" - Pra mim, uma honra fotografar ao lado de Bolsonaro, o político mais correto e valente do Brasil
Filho de peixe peixinho é!
Servi com o iguaçuano Romualdo em 1968, até hoje ele presta relevantes serviços ao Exército Brasileiro

Essa é a minha tropa!
Por: Wandemberg PQDT 17774
Fonte de consultas: Ser Paraquedista/livro do PQDT Ly Adorno
"Brasil Acima de Tudo!"
 Dia 21 de novembro último, a Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro, comemorou em seu Quartel General, na Vila Militar, no Rio de Janeiro, seus 70 anos de existência.   Na oportunidade seu Comando promoveu um grande encontro, entre os  que estão na ativa e os reservistas que um dia qualquer do passado envergaram, orgulhosamente, cada qual, sua boina vermelha, seu brevet e seu boot marrom, na condição de Paraquedista do Exército Brasileiro. Rever a tropa 'querida' em forma, como nós um dia, cantando os hinos, e, especialmente o "Eterno Herói", foi um 'impagável' momento de singular emoção, que nos remeteu ao passado e nos marejou os olhos. Nem mesmo a garoa que 'baixou' sobre a - Cidade Maravilhosa - fez com que os visitantes se afastassem, um segundo, sequer, do local. 

O 1º Paraquedista do Exército Brasileiro
 Roberto de Pessoa ingressou na vida militar em 21  de março de 1928 pelos portões da Escola Militar de Realengo. Declarado Aspirante a Oficial à 21 de dezembro de 1932. Foi classificado no 2º Regimento de Infantaria, onde permaneceu até 29 de março de 1935, quando foi designado a cursar a Escola de Educação Física do Exército. Esse fato foi marcante para a vida de oficial.
................................................................................................................
 A eclosão da 2ª guerra Mundia, em 1939, atraiu as atenções dos militares para o Teatro de Operações Europeu. Dentro daquele quadro, as proezas das unidades Paraquedistas  germânicas reascenderam, no então Cap De Pessoa, a chama de seu ideal. A primeira foi  a espetacular conquista da fortaleza belga de EBEMEMAEL, em 1940, que permitiu a ruptura da linha defensiva Aliada e o avanço fulminante das tropas de Hitler sobre a França. A segunda foi o resgate de Benito Mussolini, O Duce, confinado no Albergo Rifugio, hotel situado num elevado planalto do Granasso, que se caracterizou pela audácia e pela surpresa obtida.

Em 1942 o Brasil rompeu relações com os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), e juntou-se  aos países, dito, 'aliados' (Estados Unidos, Inglaterra, França entre outros...).

Em 2 de julho de 1944 o capitão Pessoa  seguiu para o FORT-BENNING, EUA, onde foi matriculado no Curso Básico Paraquedista, onde o capitão foi brevetado. À partir daí o Capitão pessoa iniciou uma intensa campanha para propagar a ideia da implantação do Para-quedismo militar no Exército Brasileiro.


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminenese, siga à faixa, cor laranja, à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Ao focar, corra a roda do Mause, ou, a bolinha, abaixo da página, que tem trânsito sobre uma linha reta, aumentando o visual , e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: