IGREJA E CEMITÉRIO FORAM TRANSFERIDOS
O Deputado Bento Pinto Ribeiro Pereira de Sampaio teve aprovada, na Assembléia Provincial, sua proposta no sentido de transferir a Igreja- Matriz da Freguesia de Santo Antonio de Jacutinga, para Maxambomba. O Presidente da Província sancionou o Decreto Legislativo(29 de novembro de 1862): "A séde da Freguesia de santo Antonio de Jacutinga, para Maxambomba fica transferida para o logar denominado - Maxambomba - nas proximidades da Estação da Estrada de Ferro D. Pedro II. No artigo seguinte": " Escolha do terreno em que deve ser edificado a igreja matriz e construído o cemitério será feita pela câmara municipal de Iguassú de acordo com o parocho daquella freguezia" ("Coleção de Leis, decreto e Regulamentos da Província do rio de janeiro", 1863).

O belíssimo edifício do Instituto de Educação Santo Antonio (IESA) de imorredouras lembranças, foi demolido.
A Igreja, em Maxambomba - originalmente , com duas torres laterais - foi, a partir de 1932, reformada. Consequência da euforia do período laranjeiro.
O Templo - atraído para Maxambomba por causa do trem - com a criação do Bispado, foi promovido à Catedral.
Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminenese, siga à faixa, cor laranja, à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Ao focar, corra a roda do Mause, ou, a bolinha, abaixo da página, que tem trânsito sobre uma linha reta, aumentando o visual , e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário