Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Igreja de Santo Antonio de Jacutinga e cemitério foram transferidos

Por: Ney alberto in Memorian
IGREJA E CEMITÉRIO FORAM TRANSFERIDOS
 O Deputado Bento Pinto Ribeiro Pereira de Sampaio teve aprovada, na Assembléia Provincial, sua proposta no sentido de transferir  a Igreja- Matriz da Freguesia de Santo  Antonio de Jacutinga, para Maxambomba. O Presidente da Província sancionou o Decreto Legislativo(29 de novembro de 1862): "A séde da Freguesia de santo Antonio de Jacutinga, para Maxambomba fica transferida para o logar denominado - Maxambomba - nas proximidades da Estação da Estrada de Ferro D. Pedro II. No artigo seguinte": " Escolha do terreno em que deve ser edificado a igreja matriz e construído o cemitério será feita pela câmara municipal de Iguassú de acordo com o parocho daquella freguezia" ("Coleção de Leis, decreto e Regulamentos da Província do rio de janeiro", 1863).
  À área escolhida ficava ás margens do "Caminho do Moquetá" e foi doada pelo casal João Fernando da Costa Thibau - Dona Bibiana. O cemitério - antes situado à frente e ao lado esquerdo, do templo, no lugar denominado"Prata" - ficava aos fundos da nova Matriz, de frente para a rua Dona Bibiana. O cemitério seria transferido mais uma vez... e, no seu terreno foi erguido o Educandário Santo Antonio ("Colégio das Irmãs"). À esquerda do cemitério existia  a "Travessa da Matriz", ligando a Marechal Florianoà Rua Dona Bibiana (rua que teve o nome substituído por Ministro Mendonça lima e, tempos depois, para amaral Peixoto).
 O belíssimo edifício do Instituto de Educação Santo Antonio (IESA) de imorredouras lembranças, foi demolido.
  A Igreja, em Maxambomba - originalmente , com duas torres laterais - foi, a partir de 1932, reformada. Consequência da euforia do período laranjeiro.
  O Templo - atraído para Maxambomba por causa do trem - com a criação do Bispado, foi promovido à Catedral.


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminenese, siga à faixa, cor laranja, à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Ao focar, corra a roda do Mause, ou, a bolinha, abaixo da página, que tem trânsito sobre uma linha reta, aumentando o visual , e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: