Páginas

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O "MENINO DE OURO" TERIA REUNIDO E PUBLICADO SONETOS DO IMPERADOR

Ruínas da Vila de Iguassú
Ney Alberto (In Memoriam)
O "MENINO DE OURO" TERIA REUNIDO E PUBLICADO SONETOS DO IMPERADOR
 O iguassuense Francisco Luiz Soares de Souza e Mello é o mais interessante personagem da história da Vila de Iguassú. Nasceu em 1856 (17 de setembro), filho de Manoel José de Souza e Mello - Luiza Angélica Soares (filha do futuro Comendador Soares). Estudou em Iguassú, no Rio de Janeiro  e formou-se em Direito,  em São Paulo. Ainda novo, herdou grande fortuna, sendo apelidado de "Menino de Ouro"(não só por ficar milionário, mas, também, por suas qualidades humanistas). Foi Promotor Público em Juiz de Fora, abandonando a função parta dedicar-se a estudos linguísticos( falava  e escrevia, fluentemente, Português, Latim, Francês, Inglês, Italiano, espanhol e Alemão). Na Europa, o poeta iguassuense colaborou com vários jornais (da França,Bélgica, suíça, Itália, Espanha, Portugal, Inglaterra, Áustria, Alemanha). Foi à Europa para acompanhar "a Família Imperial desterrada", convivendo, permanentemente, Dom Pedro Segundo.
 Findava-se o século dezenove quando apareceu, em Paris, um livreto intitulado - "sonetos do Exílio recolhidos por um Brasileiro" - (obra poética, do Imperador destronado) . O"folheto" foi dedicado "À Sua Majestade a Senhora D. Isabel". Na dedicatória, depois de carinhosas palavras: "Rio, 1º de outubro de 1898, 67º do Império e 9º do "grande crime. Um Brasileiro". O "grande crime" é uma referência à Proclamação da República (queda da Monarquia).
 Abolicionista e monarquista convicto, o "Menino de Ouro", por testamento, deixou parar a Santa Casa "da Capital federal", quatro Fazendas ( São José, Tinguá, Morro Agudo e Madureira).
 Há fortes indícios ligando o "Menino de Ouro" ao recolhimento e publicação dos referidos sonetos.
 O milionário faleceu em Fontainebleau (França) a 24/08/1916.

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminenese, siga à faixa, cor laranja, à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Ao focar, corra a roda do Mause, ou, a bolinha, abaixo da página, que tem trânsito sobre uma linha reta, aumentando o visual , e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: