Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Escola SESI Nova Iguaçu é selecionada para expor projeto de hortas domésticas na maior feira de ciência do estado do Rio

Por Joana Mineiro/ Fotos divulgação
Escola SESI Nova Iguaçu é selecionada para expor projeto de hortas domésticas
 Pensando em conscientizar as pessoas para uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos , Escola SESI Nova Iguaçu, em parceria com a Reserva Biológica do Tinguá, distribui 200 mudas e sementes para incentivar horta doméstica
 O projeto Hortas Domésticas da Escola SESI Nova Iguaçu, elaborado pelas alunas do 8º ano do Ensino Fundamental Giulia Pedroza, Larissa Muniz e Margê Bastos, foi selecionado para participar da maior feira de ciências do estado do Rio de Janeiro - IX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI). Pensando em conscientizar as pessoas para uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos, a Escola SESI Nova Iguaçu, em parceria com a Reserva Biológica do Tinguá, irá distribuir 200 mudas e sementes próprias para plantio em hortas domésticas. A FECTI é gratuita e será realizada neste sábado e domingo, dias 14 e 15, das 10h às 17h, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão.
 A pesquisa que resultou no projeto teve início no Torneio Rio de Robótica, em dezembro de 2014, que explorou a Agricultura Sustentável. “Após a divulgação do trabalho nas escolas e comunidades, apresentamos nossa pesquisa para uma banca de jurados no torneio, no qual conquistamos o 3º lugar geral, dentre 17 equipes que estavam competindo, e para o Torneio Brasil de Robótica, em março de 2015, no qual conquistamos o 6º lugar geral, dentre 24 equipes”, conta a orientadora do projeto, Daiana Moté.
 Os expositores têm a oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas localizadas em todo o estado. O objetivo da feira é despertar o gosto pela ciência e tecnologia, incentivando o envolvimento de jovens em projetos de pesquisa. Participam do evento estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Médio e Técnico das redes pública e privada.

Hortas Domésticas
 Com a facilidade das compras em supermercados e feiras livres, deixou-se de cultivar hortaliças e temperos dentro de casa. Para voltar às origens e descobrir o prazer que este hobby pode nos proporcionar, a equipe da Escola SESI Nova Iguaçu preparou um pequeno manual para informar e incentivar aqueles que buscam uma vida com mais qualidade e um planeta mais sustentável.
 “O projeto ensina a montar sua própria horta caseira e a reaproveitar materiais que iriam para o lixo. Além de ser decorativa, deixar um aroma agradável e precisar de pouco espaço, ter uma horta em casa, onde podemos cultivar temperos naturais e verduras, é uma ótima forma de garantir uma alimentação mais saudável para toda família. A horta doméstica proporciona ainda uma economia mensal muito bem vinda nos dias atuais”, explicou Daiana Moté.
 De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil é um dos maiores mercados de pesticidas, herbicidas e fungicidas, consumindo cerca de US$ 8,5 bilhões em 2011. Ou seja, está disponível nos mercados e hortifrutis alimentos carregados de agrotóxicos, cujo consumo é maléfico tanto para a saúde do ser humano, quanto para a saúde do solo. Estão, dentre as doenças que o consumo excessivo pode causar: problemas de rim, doenças de pele, lesão neurológica, má formação fetal e, de acordo com ressalta do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é um dos maiores causadores de câncer no país.
 A orientadora ressaltou ainda que, nos últimos anos, o número de adeptos da agricultura orgânica vem crescendo no Brasil. De acordo com o Censo Agropecuário 2006 (IBGE, 2006), apenas 1,80% dos estabelecimentos agropecuários recenseados utilizam a agricultura orgânica. Neste segmento, verifica-se a seguinte distribuição das atividades: pecuária e criação de outros animais (41,7%); lavouras temporárias (33,5%); lavoura permanente (10,4%).

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminenese, siga à faixa, cor laranja, à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Ao focar, corra a roda do Mause, ou, a bolinha, abaixo da página, que tem trânsito sobre uma linha reta, aumentando o visual , e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: