Páginas

terça-feira, 2 de maio de 2017

Fernando Tinguá, o motociclista ecológico e Márcio das Mercês, o guarda do IBAMA



Por: Wandemberg
Fernando Tinguá, o motociclista ecológico e Márcio das Mercês, o guarda do IBAMA

  O bairro Tinguá e suas adjacências têm muitas e surpreendentes histórias para serem contadas, escritas que foram no ‘livro da vida‘, envolvendo personagens incríveis. Nessa oportunidade nos damos ao ‘desfrute’ de contar aos nossos leitores, um pouco da história que reuniu no mesmo palco dois ‘tinguaenses’ que se tornaram muito populares no bairro mais charmoso da Baixada Fluminense: A do motociclista Fernando Tinguá, e, a do Guarda Florestal Márcio das Mercês.

   De certa feita, antes de ser criada a Reserva Biológica do Tinguá, um homem foi até uma serraria que existia dentro da mata. Era Márcio Castro das Mercês, que embora não estivesse usando fardamento era o novo guarda do, então, IBAMA, hoje, Instituto Chico Mendes. 

  Se identificou ao dono do estabelecimento e tão logo constatou irregularidades, o guarda ordenou o fechamento do recinto, tendo como acusação principal - extração ilegal de madeira da "Mata Atlântica". O proprietário não se fez de rogado, já acostumado com a exploração exercida por determinadas autoridades há época, sem a menor parcimônia, pegou um envelope contendo certa quantia em dinheiro que já estava separado em uma gaveta, e tentou passar às mãos do guarda. Ficou na tentativa! Para surpresa geral o guarda, mais que depressa, deu 'voz de prisão' ao madeireiro, por tentativa de suborno..."Daqui pra frente tudo que falar será usado contra o Sr", disse.

  No pátio, perfilados, nove lotes de madeira. Haviam, ainda, na mata, cerca de trinta árvores abatidas pelas lâminas gigantes das serras, prontas para formarem novos lotes.

  Ao largo, um jovem adolescente apreciava, atentamente, todo o desenrolar dos acontecimentos. Era Fernando, um dos filhos do dono do estabelecimento. Ao jovem não passou despercebido o fato do guarda, além de rejeitar a proposta oferecida, ainda, se dar ao dever de explicar as razões de estar tomando tais medidas, ministrando uma verdadeira aula sobre a degradação do meio ambiente e suas graves consequências para a manutenção da vida no planeta Terra. Para o jovem Fernando, embora seu pai naquele momento estivesse sendo enquadrado pela Lei, as palavras proferidas pelo guarda faziam sentido. Jamais ouvira alguém falar daquela forma sobre a floresta e tudo que a envolvia...

  O tempo passou e Fernando saiu 'vida à fora'. Ingressou na Marinha do Brasil, onde fez curso de mergulhador e conheceu o 'mundo'. Anos depois 'deu baixa' e acabou indo parar no garimpo de 'Serra Pelada', levando consigo as palavras do guarda que fechara, no passado, à serraria do seu pai.

  Um dia, porém, a saudade apertou e resolveu deixar momentaneamente o garimpo e ir visitar sua querida Tinguá. No transcurso de volta à casa, pela Estrada Zumbí dos Palmares, cada imagem registrada pelos olhos encharcado pelas lágrimas da recordação significava uma lembrança dos tempos de criança. A região continuava linda conforme a deixara. Tudo no devido lugar, não houvera mudanças significativas. Todavia, mal chegou à Praça de Tinguá, um burburinho despertou-lhe à atenção. Por coincidência o entrevero se dava no bar para o qual se dirigia. Chegando lá, havia um homem acuado no banheiro por um grupo de 'palmiteiros' (extratores de palmito) armados, e pronto para detoná-lo. Curioso, Fernando, fez breve investigação entre os presentes, e, atônito ficou quando constatou que o homem acuado era, justamente, o guarda, que um dia ao fechar a serraria de seu pai lhe chamara a atenção para a degradação da natureza e da necessidade de se fazer algo em sua defesa. O guarda, intransigente como sempre, apreendera uma carga de palmito extraída ilegalmente da mata por um palmiteiro(atividade irregular), e, agora, os demais palmiteiros, em solidariedade ao que perdera a mercadoria, vieram pra se vingar. 

   Destemido e acostumado a lidar com situações semelhantes, Fernando sacou de uma arma e pôs em fuga a turba irada, faltando pouco para atear fogo a um dos veículo usado por um dos do grupo, salvando assim a vida do guarda. 

   Ficou amigo do guarda e optou por dar um tempo em Tinguá engajando-se no grupo ecológico GDM do qual faziam parte, além, do próprio Márcio(o guarda), o saudoso ambientalista Dionísio Júlio, que mais tarde fora assassinado brutalmente por palmiteiros, se tornando símbolo na luta contra a destruição da Mata Atlântica, da Reserva Biológica do Tinguá. 

  No princípio Fernando se entendia bem com o grupo, com o tempo, porém, começou a divergir na forma de atuar do GDM, que só se dispunha a ministrar ação tipicamente policial, enquanto Fernando defendia a premissa da educação ambiental, por esse motivo saiu do grupo e se juntou a um outro grupo de motociclistas, que também não aceitou suas idéias. Resolveu , então, criar sua própria ONG: UBEM (UNIÀO BRASIL ECOLOGISTAS E MOTOCICLISTAS); que até hoje, presta relevantes serviços ao Meio ambiente.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado as páginas.

Nenhum comentário: