Páginas

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Breve histórico sobre Wandemberg

Nome : Wandemberg Nascimento Camara(Berguinho).
Data de nascimento: 25/06/1948.
Local de nascimento: Miguel Couto - Nova Iguaçu - Rio de Janeiro.
Filho de José Florêncio Câmara e Celina Nascimento Câmara
Pai de: Wandemberg Nascimento Camara Filho, e de Andréa Camara Gnâncio.
Atividade atual: Folha do Iguaçu (jornal).


Futebol
 Como futebolista iguaçuano, atuou como atleta nas seguintes agremiações filiadas a Liga de Desportos de Nova Iguaçu:
 E.C.Miguel Couto, Morro Agudo F.C, A.A. Volantes, Coração de Iguaçu, Benfica.
 Até hoje é considerado, pelos mais saudosistas, como o melhor zagueiro da história do futebol iguaçuano. 
 Benemérito da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro; Benemérito da Liga de Desportos de Nova Iguaçu.
 Integrou por diversas vezes a Seleção Iguaçuana de Futebol, onde, não raro, era o capitão da equipe.

 No Esporte Clube Miguel Couto, além de atleta ocupou, os seguintes cargos:
 Presidente do Conselho Deliberativo; Vice Presidente de Futebol Amador; Vice- presidente de Comunicação; Secretário por duas vezes, uma delas de forma informal, quando tinha apenas, 15 anos, nos anos 60.

Técnico de Futebol
 Cursou a ABTF (Associação Brasileira de Treinadores de Futebol) em curso ministrado por esta instituição, na Escola de Educação Física do Exército, se credenciando para dirigir e treinar equipes de futebol em qualquer categoria em qualquer país, tendo encerrado essa atividade no ano de 1996, em União da Vitória - Paraná - oportunidade em que foi treinador do Iguaçu, daquela cidade. 
 Trabalhou em todas as categorias de equipes de futebol do Esporte Clube Miguel Couto: Do Pré-Mirim ao Profissional. Trabalhou a título filantrópico, em Escolinhas de Futebol, com o intuito de tirar crianças da rua, bem como iniciá-los na carreira de jogador de Futebol. 

Pastoral da Saúde
 Por quase oito anos trabalhou como voluntário na Pastoral da Saúde da Igreja Católica (Igreja Nossa Senhora Aparecida) em Barão do Guandu (Iguaçu Velho), num processo de atendimento chamado de Bioenergética e outras terapias, adotadas pela medicina alternativa, dita Medicina Natural. A igreja oferecia tratamento bioenergético e fitoterápico inteiramente gratuitos.  

Jornais
 No início dos anos 90 fez o primeiro jornal de Miguel Couto, um tabloide chamado - Tribuna de Miguel Couto. Mais tarde fez o Expresso Esportivo, um jornal que cobria às competições esportivas da Baixada Fluminense, principalmente, o campeonato empresaria de futebol, onde equipes como: Dinâmica(engarrafadora de refrigerante), Magda Márcia(sapataria), Transportadora Rota, Charmosa Shopping e outras, desfilavam grandes atletas da Baixada Fluminense.
 Depois, fez nascer o Folha de Miguel Couto, embrião desse nosso jornal - Folha do Iguassu que chegou chegou com o firme propósito de defender o meio ambiente e a história da Baixada Fluminense, para tanto o criador do Folha de Iguassú, logrou se aproximar  do grande historiador, Ney Alberto, que em seus últimos anos de vida, ilustrou como ninguém, o jornal com uma coluna que mostrava a pouco conhecida história da Baixada Fluminense. Como gratidão e com autorização da família, a página 5 do Folha do Iguassú, após seu passamento, passou a se chamar "Página Ney Alberto".

No Livro - 'DEUS NOS LIVRE DA POLÍTICA DE IGUASSÚ' - de autoria do grande historiador iguaçuano, Ney Alberto, lançado dois meses após sua morte, logo em uma de suas primeiras páginas - AO LEITOR - vê-se uma emocionante dedicatória à pessoa de Wandemberg, bem como ao jornal, onde Ney escrevia sua brilhante coluna.

No Samba
 Numa placa, onde se encontra o 'busto' do grande Dedé da Portela, no Bairro Tertuliano Potiguara, próximo ao Colégio das Irmãs em Nova Iguaçu, outra homenagem ao nosso jornal, lê-se: Jornal Folha do Iguassú. Uma lembrança do bloco Trem da Harmonia ( autora do projeto)  ao jornal que mais apóia o desfile de escolas de samba no Município de Nova Iguaçu. Berguinho,  conforme é mais conhecido o titular do Folha do Iguassú é, também detentor da Medalha "Sambista Iguaçuano", conferida pelos 'Bambas' de Nova Iguaçu na Casa de Cultura em 2012. 

Outras atividades

Laminadora Lazerma
funcionário na Produção.
Cerâmica Laterizzi:
Encarregado de Transporte;
Chefe de Expedição.
Cervejaria Skol:
Encarregado na Fabricação; 
Chefe do Chopp.

 O criador e fundador do Jornal Folha do Iguassú, Wandemberg Nascimento Camara, já foi congratulado com várias outras homenagens, inclusive na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, onde recebeu 3 "moções", uma delas concedida pelo próprio Maurício Moraes, atual Presidente. 

Nenhum comentário: