Páginas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

PARA TENTAR ENTENDER A URBANIZAÇÃO DE MAXAMBOMBA

Ney Alberto
PARA TENTAR ENTENDER A URBANIZAÇÃO DE MAXAMBOMBA
 O traçado da estrada de ferro de Dom Pedro Segundo (depois, "Central do Brasil") cortou às terras, já fracionadas, da Fazenda de Maxambomba. Passou, ao pé da Serra - em terreno mais compactado - derrubando florestas e canaviais. À margem direita da Estrada Maxambomba- Iguassú ("Estrada de Iguassú") foi implantada a Estação (Maxambomba). Os trilhos seccionaram outros tantos caminhos.
 No local onde está o Santuário Nossa senhora de Fátima e São Jorge, onde estão o Hospital e uma pracinha, era o "Pouso de Maxambomba" (pouso de Tropeiros). Com a ferrovia, tivemos dois pousos, o citado, e, um menor, onde está a Praça da Liberdade(à frente do antigo "Armazém" (para recebimento e exportações de cargas da Estação).
 Dois outros caminhos foram interrompidos, recebendo "cancelas": o "Caminho do Moquetá" ou do "Chavascal", destroncado de da Estrada Madureira- Maxambomba, e outro, o Caminho Maxambomba- Jacutinga(Prata). O primeiro, sequencia da atual Rua DR. Thibáo, passando pelo terreno onde está nossa Catedral. O segundo, descendo a Rua Lopes Trovão(lados do K-11). 
 A Estação e seu "Armazém" foram construídos em terrenos doados por João da Costa Pereira, Luís José Pereira e Joaquim José Dias.
Em vários pontos, sobre os trilhos, existiam "passagens para pedestres", ligando a "Cidade Alta"(na aba da serra) à "Cidade Baixa", respectivamente, indicadas, popularmente, de área residencial e de "área comercial".
 O edifício, de 1897, abrigando a "Cadeia -Forum-Quartel" - erguido onde foi o "Pouso de Maxambomba" - tinha a fachada principal voltada para a "Estrada de Iguassú (Rua Dr. Getúlio Vargas).Os prédios da Igreja Matriz(Catedral) e o da Câmara, com fachadas voltadas para a via férrea. A ferrovia foi implantada por causa do café.  


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: