Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Nova Iguaçu sobe 84 posições no ranking do Sebrae de cidades empreendedoras

Por: Daniele Ramiro/Foto:Thiago Loureiro
Nova Iguaçu sobe 84 posições no ranking do Sebrae de cidades empreendedoras
 Município passou de último lugar para oitavo no estado, segundo da Região Metropolitana e o primeiro da Baixada Fluminense
 Nova Iguaçu foi, na Baixada Fluminense, a cidade que mais cresceu no ranking do empreendedorismo e agora é a que melhor atende micros e pequenas empresas. Estas informações foram divulgadas nesta quarta-feira (16) durante apresentação, pelo Sebrae, do Programa de Desenvolvimento Municipal e Fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas. O evento da Prefeitura foi organizado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, com o objetivo acabar com a burocracia existente no processo de abertura de pequenas e micro empresas na cidade, além de atrair novas empresas e melhorar o atendimento.
 O município de Nova Iguaçu amargava a última colocação no Estado por falta de uma lei específica para abertura de empresas. Os decretos eram desatualizados e com isso geravam uma série de procedimentos que atrasavam o processo de abertura e legalização de novos cadastros. Através de parceria da Prefeitura com a Junta Comercial do Estado e o Sebrae, o primeiro passo foi dado através da criação  do comitê gestor, composto por membros das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Procuradoria Geral, Fazenda, Meio Ambiente, Assuntos Estratégicos, Comissão Permanente de Licitação, Controle Geral, Saúde, Educação, Obras, Defesa Civil e Planejamento.
 Em seguida, o prefeito Nelson Bornier criou a Lei Complementar das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual.
 “Uma série de medidas como o mapeamento de processos existentes, alteração e legalização foram realizadas ao logo do trabalho. O prefeito ainda criou a sala do empreendedor, que oferece atenção exclusiva ao pequeno e micro empresário. Hoje, conseguimos facilitar muito todo o processo. O que antes demorava três meses para abertura de uma empresa, agora é feito em, no máximo uma semana. No caso das microempresas, o CNPJ sai na hora. Serviços como certidões negativas, nota fiscal e alvará também podem ser emitidos online”, explica o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Carlos dos Santos.
 O secretário de Governo, Thiago Portela, comemorou o avanço da cidade. “É muito satisfatório ver que Nova Iguaçu saiu em menos de um ano da última colocação no Estado do Rio de Janeiro e hoje é o município da Baixada Fluminense mais preparado para atender o micro e pequeno empreendedor. Fico feliz em ver a integração das secretarias dando resultados concretos. Hoje estamos dando exemplo para outros municípios”, avalia Portela.
 A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Nova Iguaçu, a sala do empreendedor e a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro funcionam em Nova Iguaçu na Avenida Governador Portela, nº 812, no Centro, de segunda a sexta, das 9h às 17h.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: