Páginas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Educandos do Mova Brasil discutem problemas de suas comunidades junto ao governo Bornier


Por: ASCOM/Fotos:Thiago Loureiro
Educandos do Mova Brasil discutem problemas de suas comunidades junto ao governo Bornier
 Alunos do projeto Mova Brasil, Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, criado pelo educador Paulo Freire, são os novos protagonistas, em Nova Iguaçu, dos debates junto ao governo municipal sobre políticas públicas que possibilitem melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde vivem.
 Um grupo deles se reuniu na sexta-feira (4), no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com o secretário municipal de Governo, Thiago Portela, a quem entregaram diversos abaixo-assinados reivindicando solução para problemas relacionados a serviços públicos, como saneamento básico, pavimentação, iluminação, praças públicas, coleta de lixo, transporte coletivo, creches, abastecimento de água, sinalização viária e segurança, entre outros benefícios.
 Coordenadora do projeto no Polo Rio de Janeiro, Geanne Campos elogiou a iniciativa do governo municipal de receber os educandos. “É um momento impar”, frisou, ressaltando que as turmas do Mova Brasil são organizadas em espaços da própria comunidade, como escolas, igrejas, associações e clubes, contando ainda com formadores também da região. Em Nova Iguaçu, o Mova tem núcleos em Cabuçu, Miguel Couto, Parque Alvorada e Botafogo.
 “A finalidade é a inclusão social e a garantia do direito à cidadania, através da educação, da redução do analfabetismo, da geração de trabalho e renda. E a ação pedagógica se desenvolve com base na Leitura do Mundo do educando, que vai além das letras e dos números”, explica.
 Ainda de acordo com a coordenadora, a proposta freiriana estabelece o trabalho de alfabetização a partir dos problemas da comunidade em que o educando está inserido. “Eles se mobilizam e apresentam às prefeituras as questões que mais os afligem, sempre através do diálogo”, disse.
 Fazendo o curso de alfabetização, desde junho, André Soares, 39 anos, encabeçou o abaixo assinado pedindo coleta de lixo no Morro do Tinguá. Dona Flora de Oliveira, a mais idosa da turma, com 86 anos de idade, pediu, entre outras coisas, a contratação de médico geriatra para a Clínica da Família do bairro Boa Esperança.
 Para Thiago Portela, o encontro foi muito positivo. “E muito agradável a gente poder receber pessoas da comunidade e atender suas reivindicações. O Mova, que tem a parceria da Petrobrás, traz pessoas da Terceira Idade para a discussão dos problemas de suas comunidades e o governo procura atender dentro das possibilidades”.
 Ainda de acordo com o secretário, a interação do governo com o Mova é um novo caminho de parcerias que envolve o cidadão, as comunidades e a Prefeitura. “As portas do meu gabinete estarão sempre abertas a todos que nos procurarem. Até porque, é direito do cidadão ver sua rua saneada, pavimentada, iluminadas, dispondo de segurança, transporte público eficaz, além de outros benefícios que devem ser conquistados”, observou Portela.

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminenese, siga à faixa, cor laranja, à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Ao focar, corra a roda do Mause, ou, a bolinha, abaixo da página, que tem trânsito sobre uma linha reta, aumentando o visual , e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: