Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Para Beltrame envolvimento da sociedade ajuda a reduzir a criminalidade na Baixada Fluminense

Por: ASCOM/Fotos de Alziro Xavier
Para Beltrame envolvimento da sociedade ajuda a reduzir a criminalidade na Baixada Fluminense
 O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse ontem que a interação entre as Polícias Civil e Militar, governos municipais e a sociedade civil organizada estão contribuindo para a redução dos índices de criminalidade na Baixada Fluminense. Ele participou pela manhã, no Hotel Mercure, em Nova Iguaçu, do Fórum Regional de Gestores sobre Segurança Pública.
 “Os resultados da Baixada são melhores do que na capital. Este ano a região puxou os índices verdes para patamares melhores. A gente sabe que é uma luta eterna e que tem sempre que melhorar”, elogiou.
 Na avaliação de Beltrame, a melhora na qualidade das investigações e a chegada da Delegacia de Homicídios à região foram também responsáveis pela redução dos índices de homicídios na Baixada Fluminense.
 De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), no acumulado de janeiro a outubro, o indicador letalidade violenta (somatório de homicídio doloso, roubo seguido de morte, homicídio decorrente de intervenção policial e lesão corporal seguida de morte), registrou uma redução de 24,4% na Baixada Fluminense e aumento de 0,7% na Capital, se comparado ao mesmo período de 2014. Roubos de veículos caíram 21% e roubos de rua, 23%.
 Chefe do 3º Comando de Policiamento da Baixada Fluminense (CPA), o coronel Roberto de Oliveira lembrou que, até então, a região era vista como “o patinho feio” da Segurança pública, responsável por puxar para o vermelho os indicadores de criminalidade.
 “Mas a situação se inverteu. Agora, somos o filho bonito da Segurança Pública no Estado. A Baixada puxa o estado para o verde. E estamos trabalhando exatamente para trazermos melhores condições de segurança para a sociedade da Baixada”, anunciou.
 Para o secretário de Governo de Nova Iguaçu, Thiago Portela, os números positivos para a Baixada Fluminense, apresentados por Beltrame, são frutos da parceria que está dando certo entre o prefeito Nelson Bornier e o Governo do Estado.
 “Nova Iguaçu tem feito a sua parte em relação à Segurança Pública”, disse o secretário, citando as Companhias Destacadas de Polícia Militar que foram construídas nos bairros de Cabuçu e Cerâmica, além de reformas de diversos DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo), todos com recursos próprios da Prefeitura.
 Segundo ainda Portela, até janeiro a Prefeitura de Nova Iguaçu entrega também à população um moderno Centro de Operações que vai funcionar com 80 câmeras potentes, monitorando as ruas do Centro e periferia da cidade, durante 24 horas por dia.

AÇÕES INTEGRADAS PARA A SEGURANÇA
 O encontro desta terça-feira, em Nova Iguaçu, que reuniu também o Chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, além de várias outras autoridades, faz parte de um ciclo de diálogos e ações integradas envolvendo os governos municipal e estadual e a sociedade civil para o fortalecimento das políticas sobre segurança pública no Estado.
 Beltrame lembrou que o Fórum Regional de Gestores começou no ano passado.
 “A gente fez isso em todo o interior do estado e este ano estamos encerrando na Baixada Fluminense, com resultado muito bom. Acho que vamos ter um fórum permanente aqui na Baixada dentro do conceito de que segurança pública não é só polícia. A polícia está fazendo a sua parte. Mas a sociedade pode e deve contribuir com medidas outras que não digam respeito exclusivamente à polícia. Eu tenho dito repetidas vezes que a polícia faz parte da solução, mas ela não é toda a solução. E me parece que aqui na Baixada esse conceito está bem mais introgetado na cabeça da sociedade do que em outros lugares do estado”, frisou o secretário de segurança.
 O encontro contou ainda com a participação do secretário de Assuntos Estratégicos de Nova Iguaçu, Marcelo Lessa; do prefeito de Mesquita, Rogelson Sanchez Fontoura, o Gelsinho Guerreiro, e o vereador Carlinhos Presidente, de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: