Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Aniversário da Câmara Municipal

Ney Alberto
Ney Alberto(In Memorian)
Aniversário da Câmara Municipal
 O Município de Iguassú nasceu no dia 15 de janeiro de 1833. À partir dessa data passou a existir de "direito". Tomadas as providências legais e concluindo-as com a eleição dos Vereadores, instalou-se a Câmara Municipal, no dia 29 de julho de 1833. Assim o município passou a ter existência "de fato". Os primeiros Vereadores ("Intendentes") foram os seguintes: Ignácio Antonio de Souza Amaral(eleito Presidente), Antonio Ferreira Nunes, Bento Antonio Moreira Dias, Carlos José Moreira Barbosa, Domingos Francisco Ramos, Feliciano José de Carvalho e Francisco Martins Vianna. A Posse foi referendada pelo Presidente da "Câmara da Côrte" (Câmara da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro). A data da Instalação da Câmara, na Vila de Iguassú (Sede do Município) está registrada no "Balanço da Câmara Municipal de Villa  de Iguassú dos mezes de Agosto e Setembro do anno de 1833" (Documento II - 34, 21, 22, Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro).
 Nosso Legislativo (Municipal) não costuma comemorar tal data, Até porque os Livros antigos forneciam outra data,  e nossas autoridades só festejam o "15 de janeiro", notadamente, a partir do Centenário da criação do Município (15 de janeiro de 1833).
 Por ocasião dos festejos comemorativos deste Centenário, o Interventor, Sebastião de Arruda Negreiros, inaugurou um monumento, à Praça Ministro Seabra (mais tarde denominada "da Liberdade"), em homenagem à autonomia municipal. E, desde então, todo dia "15 de janeiro"a Chefia do Executivo deposita flores ao pé do "obelisco". É feriado iguaçuano.
 A Câmara, portanto, nasceu antes da Prefeitura. A Câmara em 1833 e a Prefeitura, em 1919.  
 A Câmara (de Vereadores) foi instalada no dia 29 de julho de 1833. Aniversário não comemorado.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: