Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Crime ambiental: homem corta com facão 16 árvores em Nova Iguaçu


As árvores cortadas eram de grande porte e de espécie Ipê Rox

 Dezesseis árvores foram cortadas de forma criminosa na Avenida Getúlio de Moura.
O secretário de Meio Ambiente Giovanni Guidone analisa o crime acompanhado da subsecretária Cázia Angela de Vasconcelos e do superintendente Luney Martins
Por: ASCOM/Fotos Alziro Xavier
Crime ambiental: homem corta com facão 16 árvores em Nova Iguaçu
 Nova Iguaçu sofre perda em sua riqueza natural. Foram cortadas, de forma criminosa, 16 árvores de grande porte que ficavam na Avenida Getúlio de Moura em frente à Praça Santos Dumont. Segundo testemunhas, o crime foi praticado por um homem com um facão, durante a madrugada desta sexta-feira (29). A Prefeitura registrou o caso que já está sendo investigado pela Polícia.
“Era bem tarde da noite quando vi um homem cortando os troncos com um facão. Ele estava sozinho”, conta o motorista de ônibus que não quis se identificar. As árvores eram de espécie Ipê Roxo e ficavam em um trecho onde se encontram diversos outdoors. O valor monetário da perda é de 550 reais cada árvore.
 O meio ambiente é um bem essencial à vida humana. Todo e qualquer prejuízo causado aos elementos que o compõem é considerado crime ambiental. A penalidade é prevista na legislação com multa em torno de 150 mil reais por árvore, com risco de prisão.
 “Essas árvores não se encontram facilmente, nós só conseguimos por encomenda. Por isso faremos o replantio logo após o feriado do carnaval”, explica o secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Giovanni Guidone, que ainda acrescenta: “Não vamos desistir. Queremos transformar Nova Iguaçu na cidade com mais arborização urbana da Baixada Fluminense”, conta.
 Segundo o superintendente de Áreas Verdes, Luney Martins de Almeida, é a segunda vez que o mesmo local sofre esse vandalismo. “Em maio de 2015, foram 23 árvores, replantamos e agora foram novamente mais dezesseis. Árvore é um bem público e o autor dessa crueldade certamente será punido”, declara Luney.
 As imagens de segurança dos estabelecimentos próximos ao local já estão sendo levadas à 52ª Delegacia de Polícia e posteriormente, o caso será levado para Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA) para identificar o responsável pela infração.
 Desde o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura vem realizando uma forte campanha publicitária com palestras de educação ambiental, folders explicativos e painéis de led espalhados pela cidade, sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: